Primeira-dama Vilma Gamba participa, em Cuiabá, de reunião da Comissão Intergestores Bipartite do SUAS

A Prefeitura de Alta Floresta marcou presença em mais uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Assistência Social (CIB/SUAS-MT), realizada em Cuiabá, reunindo representantes da assistência social dos 142 municípios mato-grossenses. O município foi representado pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Vilma Gamba, e pela diretora de Assistência Social, Sirlei Vaz, que participaram ativamente das discussões técnicas e pactuações com o Governo do Estado. 

A CIB/SUAS é uma instância colegiada e paritária que reúne gestores municipais e estaduais para negociar, pactuar e organizar a política de assistência social, definindo diretrizes, responsabilidades e o cofinanciamento das ações no âmbito do SUAS. Ela foi instituída para viabilizar, na prática, a Política Nacional de Assistência Social, garantindo que serviços, programas, projetos e benefícios cheguem de forma mais qualificada à população que mais precisa.  

No encontro realizado em Cuiabá, os participantes debateram políticas públicas já existentes, experiências bem-sucedidas nos municípios e a implementação de novas ações para fortalecer a rede de proteção social em Mato Grosso. O evento também reforçou o diálogo entre Estado e municípios sobre temas como qualificação dos serviços socioassistenciais, aprimoramento da gestão, monitoramento do SUAS 2025 e uso de dados para planejamento, em linha com resoluções recentes da CIB e instrumentos como o Registra SUAS.  

Para Alta Floresta, a participação da Primeira-dama Vilma Gamba e da diretora Sirlei Vaz é estratégica. É nesses espaços que são discutidas questões como repasses de recursos, critérios de cofinanciamento, expansão e qualificação de serviços como CRAS, CREAS, acolhimento institucional, PAIF, SCFV, benefícios eventuais e programas voltados a famílias em situação de vulnerabilidade. Ao acompanhar de perto as pautas da CIB, o município se mantém alinhado às diretrizes estaduais e nacionais, garantindo mais segurança jurídica e técnica na execução da política de assistência social.  

Durante a reunião, foram reforçados compromissos com o fortalecimento da rede socioassistencial, a valorização das equipes técnicas municipais com a realização de concursos públicos para diminuir a precarização dos vínculos empregatícios e a necessidade de aprimorar o atendimento às famílias, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, necessidade de inserção de advogado na equipe do CREAS, conforme NOB/SUAS. Os municípios, através da Câmara Técnica do Serviço de Acolhimento apresentaram uma manifestação quanto à necessidade de diagnóstico dos Serviços de Acolhimento no estado para uma futura formatação de acolhimento regionalizado e solicitação de recursos do estado para custeio desses serviços. A presença da comitiva de Alta Floresta demonstra o empenho da gestão em buscar informações, pactuar avanços e defender os interesses do município, assegurando que as decisões tomadas em nível estadual reflitam as realidades locais.  

Com essa participação em Cuiabá, a Prefeitura de Alta Floresta reafirma seu compromisso em fortalecer a Assistência Social como política pública de Estado, ampliando a proteção e a garantia de direitos da população, especialmente das famílias em maior situação de vulnerabilidade

Direçao de comunicaçao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui