Breaking News

Dobra o número de mortes por chikungunya em menos de um mês em MT

Apenas Mato Grosso e Minas Gerais têm mortes confirmadas por causa da doença

O número de mortes por chikungunya em Mato Grosso dobrou em menos de um mês, conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses, atualizado pelo Ministério da Saúde. Até este domingo (9), o estado contabilizou seis mortes em decorrência da doença, enquanto até o final de janeiro eram três óbitos.

Ao todo, o Brasil registra sete mortes por chikungunya e Mato Grosso é o estado com maior número de mortes. O 7º óbito foi registrado em Minas Gerais.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, outra morte no estado está sob investigação e há outros 8.104 casos prováveis. Os municípios de Mato Grosso que registram as mortes são:

O Painel aponta também que existem outros 13 óbitos em investigação no país, sendo um no Maranhão, dois em Pernambuco, um no Rio Grande do Norte, um em Minas Gerais, um no Espírito Santo, um em Mato Grosso do Sul, um em Mato Grosso, um em Goiás e quatro em São Paulo.

Emergência

Em Cuiabá, a Prefeitura decretou estado de emergência na área da Saúde Pública da capital devido ao risco de epidemia de chikungunya e dengue. O decreto, válido por 60 dias, prevê a criação de um Comitê de Operações Emergenciais para monitorar a situação e tomar decisões estratégicas.

Sintomas chikungunya

Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:

  • Febre
  • Dores intensas nas articulações
  • Edema nas articulações (geralmente as mesmas afetadas pela dor intensa)
  • Dor nas costas
  • Dores musculares
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Prurido (coceira) na pele, que pode ser generalizada, ou localizada apenas nas palmas das mãos e plantas dos pés
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos
  • Conjuntivite não-purulenta
  • Náuseas e vômitos
  • Dor de garganta
  • Calafrios
  • Diarreia e/ou dor abdominal (manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças)

Cenário da dengue e zika

Em Mato Grosso, o sinal de alerta está ligado para outras duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: a dengue e a zika.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, 9.948 casos prováveis de dengue foram registrados em todo o estado, com três óbitos em investigação. Não há casos prováveis de zika.

g1 MT

Check Also

Saúde abre consulta sobre inclusão da vacina meningo B no SUS

Imunizante protege contra sorotipos da bactéria que causa meningite O Ministério da Saúde abre, nesta …

Secretaria de Saúde leva orientação sobre o Julho Verde para empresas de Alta Floresta

A Secretaria de Saúde, por meio da equipe de Saúde Bucal, promoveu ao longo do …

Prefeito de Matupá sugere exportar para Oriente Médio e Europa como “válvula de escape” do tarifaço dos EUA

Às vésperas da imposição da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros que entram nos Estados …

Gratidão pelo Sucesso do 22º Leilão do Hospital de Amor

Com imensa alegria e profunda gratidão, celebramos o extraordinário sucesso do 22º Leilão do Hospital …

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália após mais de um mês foragida

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália. Condenada a dez anos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *