Breaking News

Aprovada lei que cria a Semana Municipal da Saúde Bucal em Alta Floresta

Foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira (24), na Câmara Municipal de Vereadores de Alta Floresta, o Projeto de Lei 059/2023 de iniciativa do vereador Claudinei de Souza Jesus que instituída a “Semana Municipal da Saúde Bucal a ser realizada, anualmente, na semana que contemple o dia 25 de outubro, data em que é celebrada nacionalmente o dia do cirurgião-dentista e da Saúde Bucal.

O objetivo desta semana é o de conscientizar e orientar a população sobre a importância do cuidado com a higiene bucal e de hábitos saudáveis, como meio eficaz de prevenção às cáries, doenças periodontais e outros problemas associados, incentivando dessa forma, o autocuidado e o desenvolvimento de hábitos que contribuam para a saúde bucal.

A lei prevê a elaboração de diversas ações educativas de orientação e prevenção da Saúde Bucal, que visem, principalmente, orientar sobre técnicas corretas de escovação, uso do fio dental e sobre dieta saudável, incentivar o autocuidado e o desenvolvimento de hábitos de higiene bucal, promover a saúde bucal nas escolas e distribuição de quites de higiene bucal.

Além do Projeto de Lei, os vereadores também aprovaram a Emenda 031/2023 modificando a redação do artigo 3º, com isso, a Secretaria Municipal de Saúde através departamento de Atenção à Saúde Bucal coordenará as atividades e ações da Semana Municipal da Saúde Bucal no município de Alta Floresta.

Já, o Executivo Municipal poderá firmar parcerias com as entidades da classe odontológicas, as empresas, as entidades civis, as organizações do terceiro setor, Secretaria Municipal de Educação e as universidades, para a realização das ações da Semana Municipal da Saúde Bucal.

As ações da Semana da Saúde Bucal poderão se dar na forma de palestras, eventos, campanhas educativas, atendimentos preventivos e atividades junto à comunidade, escolas e unidades de saúde com a finalidade de prevenção e redução dos índices de cárie dentária, doenças periodontais e outras associadas.

O vereador Claudinei de Jesus ressaltou que no mundo, segundo a OMS, cerca de 3,5 bilhões de pessoas têm sido afetadas por doenças bucais e, de acordo com o Global Burden of Disease Study 2017, a cárie dentária em dentes permanentes é um dos distúrbios mais frequentes.

“É de suma importância levar à população a melhor informação sobre a prevenção e promoção da saúde bucal, uma vez que, promover a saúde bucal, especialmente nas escolas públicas do município de Alta Floresta, visa o autocuidado, manutenção da saúde e a prevenção da cárie dentária, em busca da redução da prevalência de cárie com intuito de melhorar a saúde e qualidade de vida dessa população. Assim, as ações e campanhas preventivas podem contemplar formas de promoção e prevenção em Saúde Bucal, ressaltando a importância da higiene oral e dos hábitos saudáveis para prevenir doenças bucais, como a cárie dentária, possibilitando que a informação seja disseminada”, disse o autor.

Na sessão ordinária da próxima terça-feira (31) o soberano plenário vai consolidar a lei com a votação da redação final do Projeto de Lei.


LINDOMAR LEAL

Assessoria de Imprensa

Check Also

STF condena cacique Rony por participação em atos golpistas em Brasília

Rony Walter Azonianyc Paresi, cacique da aldeia Wazare, na Terra Indígena (TI) Utiariti, entre Campo …

Alta Floresta realiza Campanha de Multivacinação no dia 30 de agosto

A Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá no dia …

Encontro de Hipertensos e Diabéticos em Paranaíta

Foi realizado nesta Quarta-feira 13 de Agosto, no PSF IV, o encontro dos Hipertensos e …

Governador defende cobrança aos países ricos: “o Brasil não vai salvar o planeta sozinho”

Mauro registrou que a maioria dos países cumpriu apenas 1% do prometido O governador Mauro …

Prefeito e Vice-prefeito celebram decisão favorável no TRE-MT e destacam união do grupo político

Após a formação de maioria no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) pela reforma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *