Capa / Estaduais / Profissionais do SUS participam de evento em MT sobre estratégias para aumentar cobertura vacinal

Profissionais do SUS participam de evento em MT sobre estratégias para aumentar cobertura vacinal

Cerca de 70 pessoas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul participam até esta quinta-feira (10.08) de uma oficina em Cuiabá, que visa o aumento da cobertura vacinal do país a partir do microplanejamento das ações de vacinação, com ferramentas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI. A capacitação é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Durante a abertura do evento, no auditório do Mato Grosso Palace Hotel, nessa terça-feira (08.08), a coordenadora geral de Incorporação Científica em Imunização do Ministério da Saúde, Ana Catarina de Melo, explicou que o grande objetivo é melhorar a vacinação. 

“O microplanejamento é uma estratégia para que possamos identificar quais são as melhores ações de vacinação partindo da realidade local de cada estado e município, considerando que o microplanejamento é feito de baixo para cima. Durante esses três dias, vamos trazer ferramentas para sistematizar as ações de vacinação que são realizadas. Com isso, o município consegue organizar seus trabalhos para um resultado efetivo que colabore para a melhoria das coberturas vacinais, pois esse é o grande objetivo do Ministério da Saúde e dos estados”, diz.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-MT, Alessandra Moraes, a oficina irá se somar às ações já desenvolvidas por Mato Grosso, como o programa Imuniza Mais MT.

“Temos fortalecido as atividades extramuro para qualificar os serviços realizados pelos 141 municípios do Estado para ampliar a cobertura vacinal. A partir da oficina, vamos aprimorar, por meio de planejamentos, as ações das Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois as UBS vão pensar em estratégias voltadas para o seu território em busca dessa população que não foi alcançada”, avalia.

Fernanda Nazário | SES-MT

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top