Capa / Economia / Cerca de 4 mil clientes de MT podem reduzir conta de luz em 30% sem investimento

Cerca de 4 mil clientes de MT podem reduzir conta de luz em 30% sem investimento

Cerca de 4 mil empresas em Mato Grosso podem migrar para o ‘mercado livre de energia’ e economizar até 30% na conta de luz. O assunto foi tema de debate nessa segunda-feira, 8 de maio, durante o Seminário de Energia “Oportunidades no Setor Elétrico em Mato Grosso”, na palestra do CEO da empresa 2W Ecobank, Cláudio Ribeiro.

Ao Estadão Mato Grosso, Cláudio explica que somente pessoas jurídicas que tenham a disponibilidade de média e alta tensão podem usufruir desse mercado. Esse sistema existe no Brasil há 27 anos, mas só em 2022 começou a ficar mais ‘popular’, após uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) reduzir o limite mínimo de consumo.

Antes, somente empresas com alto consumo, com faturas acima de R$ 140 mil, poderiam usufruir do sistema. Agora, com as mudanças feitas pelo MME, qualquer empresa que tenha a disponibilidade de média e alta tensão pode aderir ao sistema, independentemente da quantidade de energia consumida.

“Estamos falando aqui de um contingente de empresas, geralmente, com faturas de energia acima de R$ 10 mil. O problema é que grande parte dessas empresas não sabe que podem fazê-lo. Grande parte delas ainda acha que o mercado livre é só para empresas grandes”, afirma Cláudio, que tem buscado levar essa informação aos futuros clientes.

Ainda de acordo com Cláudio, o cliente não precisa fazer nenhum investimento para ser beneficiado com o desconto na tarifa de energia, apenas assinar um contrato com a empresa. Em Mato Grosso, a parceira da 2W é a empresa Enerzee, que tem a ‘missão’ de buscar os clientes que podem aderir ao mercado livre.

Com o mercado livre, os clientes podem comprar energia de empresas de outros estados. No exemplo da 2W Ecobank, o cliente estaria comprando energia, muito provavelmente, produzida em parques eólicos localizados no Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte, estado conhecido por sua ventania propícia para geração de energia.

Cláudio ainda cita como um dos benefícios o fato de o cliente saber de onde ele está comprando energia. Caso o cliente continue no mercado cativo, por exemplo, ele poderá usar energia de fontes consideradas menos limpas, como é o caso das energias produzidas por usinas térmicas que usam gás. Ou pior, que usam óleo diesel, fonte extremamente poluente.

“Hoje os nossos projetos são eólicos, mas a gente vai continuar investindo. A gente tem plantas solares de grande porte para investir nos próximos anos, também no Nordeste. E estamos olhando Mato Grosso, para dar acesso aos clientes o melhor custo-benefício. Você vai consumir energia limpa e renovável”, diz Cláudio.

Dependendo da quantidade de energia contratada e da longevidade do contrato, a empresa oferece até mesmo uma linha de crédito aos clientes. Se o cliente precisar, por exemplo, de um recurso para investir na sua empresa, poderá usar recursos da 2W Bank e as parcelas do financiamento seriam descontadas da fatura de energia. Dessa forma, se o cliente tinha desconto de 30%, esse desconto pode ser reduzido para 20%, por exemplo.

“Os nossos clientes, eles passam a ter acesso à 2W Bank, sem pagar tarifa. Eles podem usar contas a pagar, contas a receber, PIX, TED, sem ter nenhum tipo de tarifa. Segundo que, eventualmente, se ele precisar de crédito para algum investimento que propicie reduzir o consumo de energia, a gente avalia isso”, explica.

Felipe Leonel

Repórter | Estadão Mato Grosso

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top