Capa / Cidades / Copo de Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente trabalham unidos para conter e autuar responsáveis por incêndios florestais

Copo de Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente trabalham unidos para conter e autuar responsáveis por incêndios florestais

Nesta semana, o Corpo de Bombeiros de Militar do Estado de Mato Grosso divulgou um relatório sobre a Fase Resposta da Temporada De Incêndios Florestais, realizados no período de 01 de julho a 07 de setembro de 2022. O relatório apresenta as ações de resposta e responsabilização relacionadas aos incêndios florestais no estado de Mato Grosso durante o período proibitivo de queimadas, bem como os custos gerados por essas ações durante a temporada de incêndios florestais.

Em 2022, de acordo com o Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (POTIF), foram implementados 58 Instrumentos de Resposta Temporários (IRT’s), sendo 04 Equipes de Intervenção e Apoio Operacional (EIAOp’s), 08 Bases Descentralizada Bombeiro Militar (BDBM’s), 16 Brigadas Municipais Mistas (BMM’s) e 30 Brigadas Estaduais Mistas (BEM’s). Durante a Fase Resposta, foram atendidas diversas ocorrências de combate a incêndios florestais, vigilância e monitoramento, dentre outras, totalizando até a data do presente relatório três mil e quatro atendimentos. De acordo com o relatório, 69 áreas foram fiscalizadas e 23 propriedades foram embargadas. Além disso, o valor das multas aplicadas foi de R$ 85.081.518,50.

Atualmente o Comando Regional VII, conta com 5 Instrumentos de Respostas Temporários atuando nos ciclos da Temporada de Incêndio Florestal, sendo uma Base Descentralizada Bombeiro Militar – BDBM, no município de Apiacás/MT, uma Brigada Estadual Mista – BEM, no município de Nova Bandeirantes/MT e três Brigadas Municipais Mista – BMM, nos municípios de Nova Monte Verde/MT, Marcelândia/MT e Peixoto de Azevedo/MT, que atendem os municípios de lotação e nas proximidades durante toda fase de resposta.

De acordo com o ranking que revela o número absoluto de focos de calor nos Estados da Amazônia Legal no ano de 2022, o estado de Mato Grosso aparece com 20.933 focos, em uma área de 903.357,90 km². Um dos piores focos ainda está ocorrendo na área conhecida como Parque do Cristalino II que há mais de duas semanas pegou fogo. Os moradores de Alta Floresta e região foram atingidos nos últimos dias por uma “nuvem” de fumaça proveniente dessas queimadas.

Em entrevista para a equipe do Jornal O Diário, a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Gercilene Meira, disse que se fosse apenas neste local, o céu não estaria como está. Segundo ela, grande parte dessa fumaça é oriunda também das queimadas da região sul do estado do Pará. Segundo ela, até a semana passada mais de 2 mil hectares pegaram fogo naquela região. “Então essa fumaça vem pelo ar e vai pairando aqui em Alta Floresta porque estamos colados na região sul do Pará”, disse ela. “Estamos fazendo um trabalho muito ativo aqui no município, mas você acaba tendo as consequências de outros e até de estado vizinho, e acaba que não tem como agir com o outro estado”, complementou a secretária.

Bruno Felipe / Jornal O Diário

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top