Foi realizada na última sexta-feira, dia 15 de julho, o lançamento da campanha “Alta Floresta Sem Fogo, não queime essa esperança”! O lançamento ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 8ª Subseção de Alta Floresta e contou com a participação de diversas autoridades municipais como o Prefeito Municipal Chico Gamba, a primeira dama e responsável pelo projeto “Eu Amo e Cuido de Alta Floresta” Vilma Boaro Gamba, o Comandante da 7ª Cia do Corpo de Bombeiros Tenente Coronel BM Ranie e também a sociedade civil organizada.
Além de apresentar as ações para o combate aos incêndios florestais, o momento também foi oportuno para a entrega oficial do certificado de conclusão do curso da Brigada Municipal de Incêndio. Ao todo, 06 brigadistas farão parte da nova formação que contará ainda com dois motoristas. “Essa é uma ação muito importante, uma ação conjunta entre Prefeitura Municipal junto ao Corpo de Bombeiros e várias instituições que tem participação com o propósito único de fazer a sinergia de força e dos órgãos organizacionais possam trabalhar em Alta Floresta para que a gente possa diminuir os incêndios florestais; a partir de segunda-feira estaremos com todas as condições para poder trabalhar qualquer tipo de foco de calor aqui em Alta Floresta com tempo resposta elevado”, disse o Coronel BM Ranie, em entrevista para a equipe do Jornal O Diário.
Ele ressaltou que a Brigada Municipal irá melhorar o tempo-resposta e aumentar o poder de efetividade. “Nunca o Corpo de Bombeiros esteve tão preparado com todas as condições logísticas de pessoal e material para pode combater os incêndios urbanos e florestais aqui na nossa região”, afirmou Ranie. Durante a apresentação de dados, a Secretária de Meio Ambiente, Gercilene Meira, disse que houve uma redução no foco de queimadas em comparação ao mês passado, tudo isso devido ao trabalho conjunto entre a população que denuncia e os bombeiros que atendem as demandas. “Estaremos com o total de oito pessoas trabalhando incansavelmente para não termos queimadas urbanas, apesar que a gente gostaria que esse pessoal não se levantasse para apagar fogo, porque a gente quer que essa campanha chegue a cada lar, a cada residência, a cada proprietário rural, para que tenham consciência e relembrem dessa importância de Alta Floresta sem fogo”, disse ela.
Gercilene foi enfática ao salientar que a queimada urbana não interfere somente na poluição ambiental, mas também na parte econômica, social e na qualidade de vida da população. Lembrando que os responsáveis por provocar queimadas poderão ser punidos com multa que varia de 50 à 500 UPMF dependendo da gravidade da situação. Para a nossa equipe, o Prefeito Municipal Chico Gamba disse que há cerca de 10 anos Alta Floresta era uma das cidades com mais registos de foco de incêndios em todo o estado. Após políticas públicas aplicadas, a situação foi mudando e o número de queimadas vem reduzindo cada vez mais. “Nós temos que ter esse cuidado especial para que não tenhamos incêndios, o fogo traz muitos prejuízos, então nós acreditamos muito que vamos diminuir e zerar essa questão de incêndio no nosso município”, disse ele, em entrevista.
Bruno Felipe – Jornal O Diário