O Programa Saúde na Escola – PSE, com o retorno das aulas presenciais, tem promovido através da parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria da Saúde, ações significativas de saúde e educação integral nas escolas do município.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Sob coordenação de Claudiomiro Viera, o programa, somente neste mês de março, atendeu mais de 1.897 pessoas entre alunos, pais de alunos, ainda empresa privada. Com ações e palestras voltadas aos cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e da zika.
Receberam orientações as escolas estaduais no núcleo urbano do município, 19 de Maio e Manoel Bandeira, na zona rural as escolas Boa Esperança e Rodrigues Alves. Um atendimento específico sobre o alcoolismo foi realizado a servidores da Companhia Hidrelétrica Teles Pires.
Ainda este mês está previsto atendimento à Secretaria Municipal de Educação, com 04 atividades voltadas a doenças na primeira infância e encaminhamento de escolares ao SUS. O mês será concluído com 60 atividades que estão programadas.
Eliza Gund
Ascom