Breaking News

Indea-MT iniciou fiscalização do vazio sanitário do algodão na sexta-feira (1º)

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) começou a fiscalização das propriedades produtoras de algodão do Estado, na sexta-feira (1º de outubro), quando se inicia o período de vazio sanitário do algodoeiro. A medida está embasada na Instrução Normativa conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT) e Indea, sob o nº 001/2016.

O vazio sanitário é uma medida fitossanitária que visa a prevenção da proliferação de pragas, em especial o bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), principal inseto que afeta a cultura. Mato Grosso está dividido em duas grandes regiões: Região I, que vai do Sul até o Vale do Araguaia e tem o período de vazio de 1º de outubro até 30 de novembro e Região II, que abrange o Norte e o Oeste, que tem o período de vazio sanitário de 15 de outubro até 14 de dezembro.

Durante o vazio sanitário é proibida a existência de plantas vivas de algodão com risco fitossanitário, que são as tigueras acima do estádio V3, as plantas rebrotadas (soqueiras) com mais de quatro folhas por broto ou plantas que possuam estruturas reprodutivas.

“É de suma importância o monitoramento constante das áreas e a eliminação de plantas de algodão com risco fitossanitário, sejam elas rebrotas ou germinadas para atingirmos o objetivo do vazio sanitário, que é o de minimizar a população do bicudo-do-algodoeiro para a safra seguinte”, alerta a coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Indea, Silvana da Silva Amaral.

Em 2021, a previsão é fiscalizar pelo menos duas vezes cada uma das 702 propriedades produtoras de algodão do Estado, durante o período de vazio sanitário.

Violação

O descumprimento da medida fitossanitária pode acarretar aplicação de multa ao produtor rural, no montante de 30 Unidades Padrão Fiscal (UPF/MT) mais 2 UPFs por hectare, além do comprometimento da produção das propriedades na safra seguinte.

Viviane Moura | Sedec-MT

Check Also

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Agosto Dourado reforça a importância da amamentação para mães e bebês

Durante o mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, a atenção se volta para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *