Breaking News

Secretário de Estado nega surto de Covid-19 na Educação

O secretário de Educação do Estado Alan Porto criticou os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep), que afirmam que há um surto de covid-19 na Educação após o retorno das atividades presenciais.  

O integrante do primeiro escalão estadual afirma que a informação é “fakenews” e garante que a situação está controlada. “As mesmas pessoas que lá atrás falaram que o estado ia fechar 300 escolas, que soltaram esse fakenews, estão falando em surto. O conceito da palavra surto e quando você tem um aumento exponencial num determinado local, e não e o caso”, enfatizou. 

Após um ano e meio, a Secretaria de Educação retomou as atividades presenciais no último dia 03 pelo sistema híbrido. A decisão foi duramente criticada pelo Sintep-MT, que pleiteavam o retorno somente após a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 nos profissionais da educação. 

Após o retorno, alguns casos de infecção foram identificados, o que gerou ainda mais críticas por parte do sindicato. O secretário, contudo, afasta a possibilidade de surto. 

De acordo com ele, até as 18 horas desta segunda-feira (16) foram detectadas 64 casos confirmados de covid-19 em profissionais da educação, e 39 estudantes. 

“Levando em consideração as 728 escolas, 393 mil estudantes e mais de 27 mil profissionais da educação, em média temos um caso nas 79 escolas que foram detectados. Hoje, o estado de Mato Grosso tem 79 escolas que foram detectados casos de profissionais da educação ou alunos confirmados. Então, não há que se falar em surto”, especificou. 

Para ele, a educação não pode ser tratada como segunda opção, uma vez que várias atividades já retornam ao seu ritmo normal de funcionamento. 

“Os leitos de UTI estão ocupados em 63%, existe um ambiente controlado. Como estamos todas atividades econômicas estão funcionando. O ambiente escolar e um ambiente seguro, então porque ficar questionando a educação?? A educação não pode ser tratada em segundo plano, e nesse governo ela e prioridade”, disse. 

Porto ainda reforça que o Governo do Estado tem tomado todas as precauções a fim de preservar a vida e a saúde dos profissionais e estudantes. 

“As escolas estão preparadas e é claro, o vírus está circulando. A nossa equipe tem monitorado, o projeto Saúde e Segurança rodou os 15 polos do estado, explicando como os profissionais da educação, como a escola vai utilizar o Indica SUS, que é um sistema de monitoramento elaborado pela Secretaria de Saúde”, finalizou. 

Kamila Arruda/Diário de Cuiabá

Check Also

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *