Bruno Felipe / Da Reportagem
No final do mês passado, quando Alta Floresta apresentava apenas 06 casos suspeitos do novo coronavírus, a reportagem do Jornal O Diário conversou com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Alta Floresta, Sidney Leal, sobre a possível implantação de barreiras sanitárias na entrada do município para evitar o contágio do vírus, naquela época, Sidney disse que a barreira não seria realizada, pois não havia nenhum caso confirmado de covid-19 no município.
Nos primeiros dias do mês de abril, Alta Floresta chegou a 15 casos suspeitos e um confirmado, a reportagem dessa vez conversou diretamente com o Secretario de Saúde Marcelo Costa e em entrevista, ele confirmou que a secretaria já está articulando meios e estratégias para implementar duas barreiras na entrada da cidade.
Segundo ele, atualmente está sendo definido o exato local onde as barreiras serão implantadas, sendo que para de fato o projeto seja realizado existe um problema que é falta de profissionais da secretaria para atuarem nas barreiras. Indagado sobre essa questão, Marcelo disse que toda a equipe que atuará nas barreiras serão voluntárias e que não houve a convocação de nenhum servidor de outras secretarias justamente por ser um trabalho voluntário; além disso, ele disse que está contando com a ajuda de alguns empresários locais e até mesmo de algumas entidades como o Lions Clube. “É um trabalho com apoio dos empresários, pois não temos equipe para disponibilizar nessas barreiras”, frisou ele, em entrevista para a reportagem. Ele concluiu dizendo que as expectativas são de que até o final dessa semana as barreiras já comecem a ser implantadas.