Breaking News

Agentes de Saúde e de Combate a Endemias receberam capacitação para reforçar conhecimentos sobre o combate ao mosquito da dengue

Bruno Felipe / Da Reportagem

Foi realizada na tarde de ontem, quinta-feira dia 30 de janeiro, uma capacitação para todas as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS´s) e Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) sobre a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Leticia Viotto, a capacitação é um ato para reforçar e fortalecer o conhecimento de todos os funcionários para que neste ano de 2020 o combate a estas doenças, que são oriundas do mosquito Aedes Aegypti, seja ainda mais eficaz.

A capacitação contou com palestras do Coordenador do Programa Saúde na Escola, Claudiomiro Vieira e do Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Sidney Leal. Logo no início, foi realizada uma dinâmica junto as Agentes de Saúde e de Endemias, conhecida como “Dinâmica da Corda”. A dinâmica consciente em passar uma corda entre os servidores e o objetivo era se desvencilhar das cordas em equipe. Ou seja, enxergar que existe o problema, mas que em equipe é possível encontrar uma solução, sempre pensando juntos para resolver a situação/problema. “A gente quer reforçar essa união entre Agentes Comunitários e Agentes de Endemias para que possamos conseguir realizar um trabalho cada vez melhor”, disse Leticia, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Lembrando que o combate ao mosquito Aedes Aegypti é um trabalho, não só do Poder Público, mas da população como um todo; por isso, Letícia repassa algumas orientações básicas para que a comunidade possa colocar em prática e ajudar no combate ao mosquito. Segundo ela, as principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são: Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; Manter caixas d’agua bem fechadas; Remover galhos e folhas de calhas; Não deixar água acumulada sobre a laje, entre outras. “A dengue é um problema não só da Endemias e da Atenção Básica, como de todos os funcionários da saúde e toda a população, se as pessoas não se conscientizarem e fazerem a sua parte, infelizmente a gente não consegue vencer essa luta”, concluiu Letícia.

Check Also

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *