Capa / Educação / Agentes de Saúde e de Combate a Endemias receberam capacitação para reforçar conhecimentos sobre o combate ao mosquito da dengue

Agentes de Saúde e de Combate a Endemias receberam capacitação para reforçar conhecimentos sobre o combate ao mosquito da dengue

Bruno Felipe / Da Reportagem

Foi realizada na tarde de ontem, quinta-feira dia 30 de janeiro, uma capacitação para todas as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS´s) e Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) sobre a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Leticia Viotto, a capacitação é um ato para reforçar e fortalecer o conhecimento de todos os funcionários para que neste ano de 2020 o combate a estas doenças, que são oriundas do mosquito Aedes Aegypti, seja ainda mais eficaz.

A capacitação contou com palestras do Coordenador do Programa Saúde na Escola, Claudiomiro Vieira e do Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Sidney Leal. Logo no início, foi realizada uma dinâmica junto as Agentes de Saúde e de Endemias, conhecida como “Dinâmica da Corda”. A dinâmica consciente em passar uma corda entre os servidores e o objetivo era se desvencilhar das cordas em equipe. Ou seja, enxergar que existe o problema, mas que em equipe é possível encontrar uma solução, sempre pensando juntos para resolver a situação/problema. “A gente quer reforçar essa união entre Agentes Comunitários e Agentes de Endemias para que possamos conseguir realizar um trabalho cada vez melhor”, disse Leticia, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Lembrando que o combate ao mosquito Aedes Aegypti é um trabalho, não só do Poder Público, mas da população como um todo; por isso, Letícia repassa algumas orientações básicas para que a comunidade possa colocar em prática e ajudar no combate ao mosquito. Segundo ela, as principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são: Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; Manter caixas d’agua bem fechadas; Remover galhos e folhas de calhas; Não deixar água acumulada sobre a laje, entre outras. “A dengue é um problema não só da Endemias e da Atenção Básica, como de todos os funcionários da saúde e toda a população, se as pessoas não se conscientizarem e fazerem a sua parte, infelizmente a gente não consegue vencer essa luta”, concluiu Letícia.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top