Capa / Em Destaque / Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Alta Floresta iniciaram campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti em escolas públicas do município

Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Alta Floresta iniciaram campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti em escolas públicas do município

Bruno Felipe / Da Reportagem

A Defesa Civil de Alta Floresta em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde promoveu ontem, quinta-feira (17/10), o início da campanha de combate ao mosquito ‘Aedes Aegypti’ em escolas públicas do município, com a distribuição de panfletos informativos aos estudantes. A ação se faz necessária devido ao início do período chuvoso em nosso município, época propícia para a proliferação do mosquito.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Alta Floresta, Modesto Paulino, as cartilhas e panfletos trazem informações sobre quais ações as crianças devem promover para o combate ao mosquito da dengue como não deixar água acumulada em vasos de plantas e nas lajes, tampar os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso; deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechada ou vedada com plástico, manter a piscina sempre limpa e usar cloro para tratar a água e o filtro periodicamente, entre outras ações de prevenção.

Segundo Paulino, a campanha foi muito bem aceita pelos alunos, inclusive, cada um ficou responsável por levar as informações sobre o combate ao mosquito para sua residência e de seus vizinhos, uma forma de unir a família, comunidade escolar e demais entes da sociedade civil para que todos entrem na luta contra o mosquito. Hoje, o Aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. As pessoas infectadas podem sofrer diversas consequências graves, até mesmo ter a vida interrompida por uma dessas doenças.

O início da campanha ocorreu na Escola Jardim Universitário e contou com a presença do coordenador da D.C Modesto Paulino, o Secretário de Saúde Marcelo Costa, alguns vereadores, a vice-prefeita Marineia Munhoz e do Claudiomiro Vieira, responsável pelo programa Saúde na Escola. A campanha continuará nas demais escolas públicas do município e ao mesmo tempo, as Agentes de Endemias continuarão a fazer ‘buscativas’ nas residências para o combate de possíveis focos do mosquito.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top