Capa / Educação / ‘Dia Nacional da Libras’: Curso de interpretes é oferecido em Alta Floresta

‘Dia Nacional da Libras’: Curso de interpretes é oferecido em Alta Floresta

Bruno Felipe / Da Reportagem

Ontem (24/04), foi comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. O dia foi escolhido porque é a data da publicação da Lei 10.436/02, que trata da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto de Lei atendeu a reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), instituição dedicada à causa das pessoas surdas do Brasil, como parte da luta pelo reconhecimento e definitiva implantação da Libras. No dia 24 de abril, entidades públicas e privadas promovem eventos que valorizem a conquista comunicacional das pessoas surdas.

Em Alta Floresta, uma lei municipal incluiu no Calendário Oficial de datas e eventos do município a Semana Municipal de Conscientização e Divulgação da Língua Brasileira de Sinais. Há cerca de um ano, Luzia Avance de Oliveira desenvolveu um projeto para levar o conhecimento da Libras para a população altaflorestense. Segundo Luzia, a ideia surgiu a partir de uma palestra que ela acompanhou de um surdo o qual contou a sua história de vida e comoveu todos os presentes.

Ela percebeu que existe a necessidade de interpretes em toda a região do estado, por conta disso, foi atrás de conhecimento de como funcionava o aprendizado de Libras e então formou o primeiro curso particular com o lema “Conhecimento muda comportamento”. Atualmente, um professor surdo vem da capital Cuiabá para ministrar o curso de Libras para os 23 alunos que estão no terceiro módulo do curso.

Luzia disse em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário que nos dias 4 e 5 de maio será aberta mais uma turma. Os interessados em participar do curso devem entrar em contato com ela através do número de telefone 66 99227 1711. “O projeto surge para sensibilizar a população sobre a importância de inclusão, sobre a importância da população conhecer Libras, porque a partir do momento que se conhece, você vai conseguir se comunicar com o surdo que é alfabetizado em Libras”, salientou Luzia.

Para a aluna Bruna Souza, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é extremamente relevante porque enaltece a importância dos surdos na sociedade e promove a conscientização da população. “É muito importante o fato deles estarem incluídos na sociedade; esse projeto está ajudando muito porque hoje já consigo se comunicar com os surdos”, disse ela em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top