Bruno Felipe / Da Reportagem
Na última quinta-feira (04/04), a Polícia Militar registrou uma ocorrência onde um funcionário do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal foi ameaçado por um cidadão que queria depositar lixos irregulares no Aterro Seco Municipal. A reportagem do Jornal O Diário apurou que o tal cidadão teria dito que caso o servidor não autorizasse a sua passagem, retornaria para casa e pegarei sua espingarda para mata-lo. Este não é o primeiro B.O. contra servidores públicos municipais que trabalham no departamento de Meio Ambiente. Diante da preocupação, a Secretária de Desenvolvimento Célia Castro e o Comandante do 9º Comando Regional da PM, Coronel Arruda, firmaram uma parceria para prevenir que atos como este voltam a se repetir.
De acordo com Célia, a ameaça é preocupante uma vez que não se sabe se a pessoa está ameaçando para intimidar ou se realmente é capaz de fazer algo mais grave. “Isso preocupa e preocupa muito, ontem foi um funcionário público, mas já registramos ameaças de pessoas que estavam fotografando outra pessoa jogando lixo e ser ameaçado, é uma situação que não sabemos como agir, mas buscamos ajuda tanto da parte jurídica quanto da parte de segurança mesmo, para que possam nos orientar porque temos apenas três funcionários que mexem com a parte de fiscalização, então não conseguimos atender a todos”, explicou Célia em entrevista ao Jornal O Diário.
Outro problema apontado pela secretária é em relação as pessoas que jogam os lixos nas vicinais e não no local adequado. Coronel Arruda disse que jogar o lixo em lugares inadequados por si só já configura crime ambiental, mas a preocupação maior se tornou quanto as ameaças que constantemente vêm ocorrendo contra os servidores. Arruda disse que reforçará o policiamento, de forma mais ostensiva, naquela área. “Ameaça é crime e a pessoa vai ser conduzido à delegacia, então as pessoas tem que ver que Alta Floresta é nossa casa e nossa casa tem que ser bem cuidada”, disse Arruda em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário. Uma coletiva de imprensa foi realizada na última sexta-feira (05/04), nas dependências do Batalhão da PM, para divulgar as formas corretas de despejo dos lixos no Aterro Sanitário. Segundo Célia, o Aterro, localizado na 1ª Vicinal Norte, funciona de segunda a segunda, das 07h00 às 18h00 e podem ser despejados materiais proveniente de podas, vegetação e resíduos de construção civil que não são impactantes para o solo.