Capa / Em Destaque / Restando apenas uma semana para o fim do prazo, cerca de 14 mil eleitores ainda não realizaram a biometria em Alta Floresta

Restando apenas uma semana para o fim do prazo, cerca de 14 mil eleitores ainda não realizaram a biometria em Alta Floresta

Bruno Felipe / Da Reportagem

Os eleitores de Alta Floresta têm até o próximo dia 29 de março para realizar a revisão biométrica obrigatória. A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008 para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Daí o nome “biometria” – porque serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor. Para fazer a revisão, o cidadão deve apresentar, obrigatoriamente, um documento oficial de identidade com foto e comprovante de residência.

Em Alta Floresta, além do Cartório Eleitoral, localizado no setor H, outro ponto foi disponibilizado para o atendimento biométrico que é na Câmara Municipal, localizada na av. Ariosto da Riva, onde cerca de 10 funcionários da Casa de Leis foram contratados para auxiliar no atendimento. Dos 38,900 Mil eleitores aptos, restam ainda em torno de 13,800 Mil para realizar o recadastramento, ou seja, do total 64% já fizeram a biometria. De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Alta Floresta, Alex Arruda, nos dois pontos cerca de 600 a 700 eleitores estão sendo atendidos por dia. “A procura está satisfatória, estamos aguardando agora esses últimos dias dessa reta final; então aqueles eleitores que não fizeram que venham até o cartório para fazer a sua biometria”, disse Alex.

Para os eleitores que não são de Alta Floresta ou aqueles que irão emitir a primeira via do título, Alex disse que esses eleitores devem procurar o cartório, de preferência, apenas a partir do mês de abril, pois atualmente está sendo dado atenção específica para a parte da revisão.  Alex ressaltou para que os eleitores evitem de ter o seu título cancelado, uma vez que o documento está atrelado a muitas informações e situações na vida do cidadão, como a necessidade para tirar passaporte e participar de programas sociais. O cartório está trabalhando com várias margens sobre o cálculo faltante, sendo que Alex afirmou que desse total (13,800 mil) cerca de 10 a 15% do eleitorado realmente não irão comparecer para a revisão, uma vez que são eleitores que não moram mais em Alta Floresta ou que estudam fora. O tempo de atendimento para fazer a revisão biométrica leva de 10 a 15 minutos, mas vale lembrar que para chegar até o atendimento em si os eleitores passarão pela triagem. O atendimento no cartório eleitoral está ocorrendo das 07h30 às 18h30 e na Câmara das 07h30 às 18h00.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top