Capa / Em Destaque / Segundo vereadora, Alta Floresta não realiza exames de mamografia desde Janeiro

Segundo vereadora, Alta Floresta não realiza exames de mamografia desde Janeiro

Bruno Felipe / Da Reportagem

Durante a Sessão Ordinária da Câmara desta terça-feira (12), a vereadora Elisa Gomes (PDT) disse, em seu pronunciamento na tribuna, que existe uma série de exames que o município não está realizando através do Consórcio Municipal da Região do Alto Tapajos, inclusive os relacionados a saúde da mulher. Segundo a parlamentar, mesmo estando em um mês onde se fala muito sobre a garantia dos direitos e a saúde da mulher, o município, desde o mês de janeiro, não disponibiliza exame de mamografia para as altaflorestenses. “Estamos em um mês que é de muitas reflexões sobre a violência contra a mulher e para mim, essa é também uma violência, da mulher não ter o seu direito assegurado”, disse Elisa.

Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, Elisa disse que os exames são marcados na Secretaria Municipal de Saúde, os serviços são comprados pelo consórcio e cada prefeitura que o compõe paga um determinado valor para a aquisição de tais serviços; porém, Elisa frisou que além da mamografia, os exames de ultrassonografia também não estão sendo realizados desde o início do ano. A parlamentar esteve na Secretaria de Saúde e conversou com a secretária Roberta Cordeiro que a informou que os serviços ainda não estão sendo realizados por conta do atraso com a licitação, devido a troca recente da presidência do consórcio. “É inadmissível você ficar desde janeiro até meados de março sem a população ter o seu direito assegurado, especialmente em relação a saúde da mulher”, frisou Elisa.

A parlamentar também cobrou o executivo em relação as Farmácias Básicas do município que ainda não estão fornecendo alguns remédios simples para a população. “Fui atrás para saber qual o motivo e é falta de pagamento para os fornecedores, queremos que justifiquem porque nós sabemos que existem os recursos federais todos os meses, além do estado e contrapartida do município”, concluiu Elisa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top