Bruno Felipe / Da Reportagem
A Secretaria de Trânsito por meio do secretário Messias Araújo está buscando a aquisição de controladores de velocidade eletrônicos para auxiliar no trabalho de fiscalização realizado pelos agentes de trânsito. Os controladores serão idênticos aos utilizados pela Polícia Rodoviária Federal nas BR’s, o equipamento tira fotos dos veículos em um raio de até 2 km. Cada radar custa em torno de 150 mil reais.
Conforme Messias explicou para a reportagem do Jornal O Diário, já existe um aval da Prefeitura Municipal para instalar os equipamentos em Alta Floresta, sendo que a princípio os radares serão móveis e serão concentrados nas vias com maior fluxo de veículos, como a entrada da cidade e as Perimetrais. “Vamos concentrar nos locais onde as pessoas abusam mais da velocidade”, disse Messias.
O aparelho é desenvolvido pela NASA, específico para fiscalização de veículos com alta velocidade. Ele disse que o município necessita de um aparelho desses já que sua extensão dentro do perímetro urbana é pequena, porém a quantidade de veículos é muito grande.
A aquisição do material ainda não foi confirmada, mas o secretário afirmou que assim que os equipamentos chegarem ao município, haverá uma campanha com o apoio da imprensa local com o intuito de divulgar à toda população sobre a presença dos radares, para que ninguém seja pego de surpresa.
Há alguns meses nossa reportagem mostrou a situação de um semáforo localizado próximo ao ‘Arroz Sabia’, que apresentava defeitos há vários dias consecutivos, sobre esta questão Messias disse que foi trocado o controlador daquele local, além disso, houve a manutenção do semáforo próximo ao Banco do Brasil, já que este também começava a apresentar defeitos. Nossa reportagem constatou que os equipamentos já estão funcionando normalmente nos dois pontos desde a troca e manutenção dos mesmos, efetuadas no mês passado.