Capa / Em Destaque / AMA/AF realizará no próximo sábado a 3° Caminhada de Conscientização de Autismo

AMA/AF realizará no próximo sábado a 3° Caminhada de Conscientização de Autismo

Bruno Felipe

Será realizado no próximo dia 28 de abril, a partir das 07:30h, a 3° Caminhada de Conscientização do Autismo, idealizada pela Associação de Amigos do Autista de Alta Floresta (AMA/AF). Criada a partir de uma Assembleia realizada na Câmara Municipal de Vereadores, em novembro de 2015, a AMA/AF começou a sua atuação em abril de 2016, com a realização da 1ª Caminhada. Segundo a presidente, Laila Burli, foi a partir desta data que se conseguiu atingir alguns objetivos, como por exemplo, dar mais visibilidade ao tema, fazendo com que as famílias se despertassem e a cada dia surgissem novos casos de crianças com diagnóstico.

Autismo,,,,,

“A gente ainda esbarra na dificuldade que é o tratamento às famílias, o diagnóstico precoce a gente tem, mas as crianças com autismo precisam de um tratamento multidisciplinar, com psicólogos, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogos para as famílias, os pais se sentem sobrecarregados porque a carga de acompanhamento é muito grande e a gente não está tendo esse aparato, já imaginou pagar a cada profissional, duas vezes por semana, que o seu filho tem que frequentar? O SUS não dá conta de toda a demanda e as crianças estão ficando sem atendimento” diz Laila Burli.

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira 14, no Plenário da Câmara Municipal, a Associação conquistou mais uma vitória com a aprovação do projeto de lei que trata sobre a obrigatoriedade de prioridade de atendimento preferencial também às pessoas com Autismo em todos os estabelecimentos do munícipio de Alta Floresta, tanto privados quanto públicos. De acordo com o projeto, os estabelecimentos serão obrigados a inserir nas suas placas de atendimento a identificação do símbolo nacional do Autismo. Além disso, outro projeto de lei aprovado ontem, reconhece a Caminhada de Conscientização do Autismo realizada pela a AMA-AF como evento integrante do Calendário Oficial de datas e eventos do município.

 O mês de abril fica como mês referência, já que o dia 2 de abril é reconhecido internacionalmente como ‘Dia Mundial da Conscientização do Autismo’ “Um dos nossos objetivos principais foi atingido, mobilizamos a sociedade, mobilizamos o poder legislativo, estamos conseguindo mobilizar o poder executivo em torno da causa do autista que é questão do atendimento prioritário, incluindo a caminhada com um evento oficial do município, então assim, aos poucos a gente está construindo o nosso espaço, conquistando mais direitos, dessas crianças, desses adolescentes com diagnóstico do autismo, a gente quer mais, alcançar mais espaço e mais objetivos”, disse Laila em entrevista para a reportagem  do Jornal O Diário. A Caminhada deste sábado acontece a partir de uma concentração na Praça da Matriz Santa Cruz e percorrerá um trecho das duas principais avenidas de Alta Floresta.

amaf

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top