Breaking News

Homenagem justa: Teatro Municipal irá se chamar “Agostinho Bizinoto”

Da reportagem

Agostinho Bizinoto

Tramita na Câmara Municipal de Alta Floresta um projeto de lei para homenagear o principal agente cultural de Alta Floresta e um dos principais de Mato Grosso, Agostinho Bizinoto, que morreu no dia 17 de maio de 2017 vítima de um câncer. O projeto é de autoria dos vereadores, Elisa Gomes Machado, Mequiel Zacarias Ferreira, Silvino Carlos Pires Pereira e Luiz Carlos de Queiroz, a primeira é viúva de Agostinho Bizinoto.

“Visionário, sonhador, agitador cultural, sensível. A capacidade de antever a necessidade, a importância de políticas públicas de cultura para um povo parece algo complicado e difícil, mas para alguém sensível às necessidades e urgências humanas não é. Para Agostinho Bizinoto, pessoa com todos esses atributos e tantos outros, próprios do ser humano, a cultura nunca foi um trabalho ou um meio de sobrevivência econômica. Para ele cultura é um imperativo intrínseco do e no próprio ser humano, portanto, para ele era mais que uma missão dedicar-se à cultura e todas as suas formas de manifestações e expressões”, afirmam os autores através da justificativa ao projeto, que foi apresentado na última semana e tramita nas comissões da Casa de Leis.

Desde jovem, Bizinoto dedicou-se á cultura em suas várias expressões, escreveu, compôs, pensou, cantou, tocou violão, atuou no teatro e no cinema, gravou compacto em disco vinil, editorou livros, produziu e coordenou incontáveis eventos, estimulou incontáveis artistas (crianças, jovens, adultos e velhos), ministrou aulas, orientou e criou grupos artísticos, fez arte e viu arte ser feita.

No teatro, Bizinoto, foi dramaturgo, diretor, iluminador, ator, professor, liderança político, orientador e tantas outras coisas que esta arte artesanal requer. Os mais de 40 anos dedicados ao teatro lhe confere, sem ressalvas, o título de “homem de teatro”.

Dentre as muitas ações do artista altaflorestense, que justificam a homenagem estão, a criação do Teatro Experimental de Alta Floresta, a elevação do FESCAF (Festival da Canção de Alta Floresta), criado em 1982, a evento de abrangência nacional, a transformação em evento oficial do município do FESCAF e do Miss Alta Floresta, criação da AACC – Associação Alta-florestense de Cantores de Compositores, criação da Lei Municipal de Apoio e Incentivo à Cultura, criação da Fundação Cultural de Alta Floresta. A lista é muito ampla, em quase todas as manifestações culturais de Alta Floresta ao longo dos anos, o nome do artista Agostinho Bizinoto estava presente.

“Nomear o Teatro do Centro Cultural e de Eventos de Alta Floresta de “Teatro Municipal Agostinho Bizinoto” é uma justa e necessária homenagem. Porém, muito ainda deve ser feito para o setor cultural de Alta Floresta. Isto porque não existem dúvidas de que a maior e melhor homenagem que se possa fazer à memória de Agostinho Bizinoto seja o contínuo e amplo investimos em políticas públicas de cultura, fortalecimento de grupos, artistas e a preservação da memória e patrimônio histórico cultural de Alta Floresta. Do contrário, a ele não faria sentido”, afirmou o amigo e também artista do teatro Ronaldo Adriano, que ajudou a escrever a justificativa ao projeto.

Check Also

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *