Assessoria Prefeitura de Alta Floresta
O Programa Saúde na Escola (PSE) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, aplicaram, nos dias 27 e 28 de março/2018, a 1º capacitação, visando a implantação no município do Programa Crescer Saudável, programa que atuará na prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil em escolares, até 10 anos de idade.
Segundo o coordenador do Programa Saúde na Escola, Claudiomiro Viera, nesta 1º etapa do programa entre profissionais da saúde, educação, assistência social e Pastoral da Criança, foram capacitados em torno de 200 profissionais.
“19 escolas do município receberão os trabalhos, que serão desenvolvidos de forma intersetorial e multiprofissional, seguindo basicamente três linhas básica de atuação: Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Promoção da Prática de Atividade Física e Mudanças de Comportamento, além dos estudantes os trabalhos envolvera seus familiares”, informa Claudiomiro.
Claudiomiro frisa que, segundo a Organização Mundial de Saúde, a projeção é que até 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões obesos, caso nada seja feito.
A obesidade está associada há mais de 20 doenças, entre elas é responsável por 55% dos casos de Hipertensão Arterial, 50% dos casos de incontinência urinária, 50% dos casos de infarto cardíaco, 25 % dos casos de diabetes, entre outros indicadores alarmantes.
Os ministrantes da capacitação foram os servidores municipais: Claudiomiro Viera, coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE/AF), tema: Concepção – Programa Crescer Saudável; Maynessa A. M. Mello, nutricionista do Centro de Especialidades Médicas (CEM/AF); Lilian Costa. G. C. Cordeiro Santos, nutricionista do (NASF/AF); Paula Grazielly Soares, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Alta Floresta com o tema: Promoção da Alimentação Adequada e Saudável; Ismael Pereira dos Santos, psicólogo do Centro de Especialidades Médicas (CEM/AF) com o tema: Mudanças de comportamento; Adauto André Soares Melo, educador físico do (NASF/AF) com o tema: Promoção da prática de Atividade Física; Mara Patrícia M. Lopes da Secretaria de Saúde com o tema: Sistema de Informação (E-SUS AB e SISVAN).
Claudiomiro ressaltou que outras capacitações acontecerão no transcorrer do desenvolvimento das etapas do Programa Crescer Saudável.