Capa / Agropecuária / Furtos e roubos de cabeças de gado aumentam 24% em MT

Furtos e roubos de cabeças de gado aumentam 24% em MT

GADO ROUBADOUm levantamento da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) aponta que mais de 300 cabeças de gado foram roubadas e furtadas, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, o que corresponde a um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2016.

Mato Grosso tem a maior concentração de cabeças de gado do país. São aproximadamente 38 milhões de animais. Na maioria das vezes, os donos das fazendas percebem que foram roubados apenas quando realizam a contagem para vacinação obrigatória que acontece duas vezes por ano.

O pecuarista Luiz Carlos Meister explicou que, apesar de colocar cercas na fazenda, aproximadamente 48 bois, entre 10 e 15 arrobas que estavam prontos para serem abatidos. “Tenho cercas e, mesmo assim, fui surpreendido por três pessoas que estavam com uma pistola”, afirmou.

Entre os meses de janeiro e agosto de 2016, mais de 230 cabeças de gado foram roubados. No mesmo período deste ano, mais de 300 animais foram furtados.

A delegada da Polícia Civil Lucieni Pereira de Lima avalia que o aumento dos furtos se deve à fácil comercialização de animais. “Eles conseguem passar a carga adiante, que é de fácil comercialização e recebem o dinheiro mais rápido também”, contou.

A proximidade das rodovias ajuda a monitorar a entrada e saída dos funcionários das fazendas sem serem notados. O pecuarista Arno Schneider explicou que na fazenda foram roubadas 110 cabeças de gado e, enquanto os funcionários foram feitos reféns, os animais foram colocados em três caminhões. “A ousadia dos bandidos aumentou muito devido à impunidade”, disse. (Nortão Online)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top