Breaking News

Sem RGA na folha de maio fórum sindical ameaça greve geral em MT

Greve geralO Fórum Sindical, entidade que representa as categorias do funcionalismo público de Mato Grosso, disse em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (22) que deve levar aos sindicalizados a proposta de greve. Uma assembleia geral da categoria está prevista para o dia 29 de maio.

Os servidores acusam o governo Pedro Taques (PSDB) de permanecer “inerte” em relação a Reposição Geral Anual (RGA), prevista para ser paga nos salários de maio. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), referentes ao período de janeiro a dezembro de 2016, a recomposição salarial é de 6,58%.

Os servidores alegam que o Governo do Estado está reticente em realizar a reposição salarial, afirmando que o poder executivo ainda não oficializou uma posição sobre o assunto. Alegam ainda que o executivo não responde aos pedidos de reunião solicitados pelo Fórum Sindical.

“A folha de pagamento de maio já se encontra fechada e não há sinalização de pagar a RGA. Não queremos greve, mas eles pedem isso”, disse o presidente do Sindicato dos Profissionais de Carreira da Área Meio do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso (Sinpaig-MT), Edmundo Cesar Leite.

O representante do Sinpaig-MT disse ainda que os servidores não são “fantoches” do governador Pedro Taques. “Nós fizemos nossa parte, procuramos, batemos na porta do governo, mas não abriram a palavra. Nenhuma conversa saiu. Eles só falam que estão em reunião, fazendo estudos e nunca conversam. Agora, temos que usar a outra arma que temos, que é a greve”.

Já o presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde e do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sisma-MT), Oscarlino Alves, disse que a orientação para a Assembleia Geral Unificado do Forum Sindical, que deve ocorrer no próximo dia 29 de maio, será o “indicativo de greve”. “Dia 29 estamos levando a proposta para as categorias, que é o indicativo de greve. A base vai resolver”, disse o sindicalista que considera que a decisão pela paralisação é praticamente “irreversível”.

Caso seja aprovado o indicativo de greve, a categoria deve entrar em greve na primeira quinzena de junho. Os salários de maio estão previstos para serem pagos até 10 de junho.

Check Also

PM prende cinco faccionados e apreende drogas e raspadinhas ilegais em Alta Floresta

Uma das suspeitas foi flagrada comercializando bilhetes do tipo raspadinha para atividade ilícita de uma …

Plantão 24h da Mulher atendeu 1,5 mil mulheres vítimas de violência no primeiro semestre de 2025

Unidade da Polícia Civil também elaborou 2 mil boletins de ocorrência no mesmo período O …

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Proprietário de veículo que mudou de município precisa atualizar dados cadastrais no Detran-MT

Com os dados cadastrais atualizados o proprietário consegue receber as notificações de autuação dentro do …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *