Breaking News

Muros de escolas públicas são pinchados com dizeres do Comando Vermelho

Da Redação

Este final de semana foi realizado nos municípios Brasileiros o exame nacional do ensino médio – ENEM, e em Alta Floresta diversos muros de escolas municipais e estaduais amanheceram no sábado, 05, pichados com dizeres relacionados ao tráfico de drogas e a facções criminosas. Um ato de vandalismo que reflete a realidade cada dia mais presente na vida dos altaflorestenses, o aumento dos índices de criminalidade no município.

As pichações com ofensas se ofuscam atrás, dos dizeres Comando Vermelho e das siglas CV e CVRL (ambas fazem referência a facção criminosa Comando Vermelho Rogério Lemgruber), acompanhada da sigla MT (Mato Grosso), remete a ramificação da mais antiga facção criminosa do país instalada no Estado.

O Comando Vermelho Rogério Lemgruber, mais conhecido como Comando Vermelho, ou pelas siglas CV e CVRL, é uma das maiores organizações criminosas do Brasil. Foi criada em 1979, na prisão Cândido Mendes, na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

A facção descende da Falange Vermelha, criada por Rogério Lemgruber ainda na década de 1970. Uma das primeiras medidas do Comando Vermelho ou CVRL foi a instituição do “caixa comum” da organização criminosa, alimentado pelos proventos arrecadados pelas atividades criminosas isoladas, daqueles que estavam em liberdade, o dízimo. O dinheiro assim arrecadado serviria não só para financiar novas tentativas de fuga, mas igualmente para amenizar as duras condições de vida dos presos, reforçando a autoridade e respeito do Comando Vermelho no seio da massa carcerária.whatsapp-image-2016-11-07-at-15-05-34

Os dizeres foram pichados nos muros de diversas escolas em Alta Floresta. As escolas de quase todos os bairros tiveram seus muros pinchados a secretaria municipal de educação e a Seduc ainda não se pronunciou sobre o caso. Em outros municípios da região além de escolas  diversos órgãos públicos  também foram alvos do mesmo tipo de vandalismo. 

O CV já possui ramificações em dez estados brasileiros. Nos estados do Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso, Acre, Ceará e Tocantins o Comando Vermelho é maioria no sistema penitenciário.

} else {

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *