Breaking News

Empresa que despejou esgoto em rio de MT é multada em R$ 700 mil

rio-vermelho
Rio Vermelho

G1/MT

A concessionária Sanear, responsável pelo tratamento de água de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, foi multada em R$ 700 mil pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) por ter despejado milhões de litros de esgoto sem tratamento num córrego que deságua no rio Vermelho, nos meses de setembro e outubro. Análise da água constatou quantidade menor que o recomendado de oxigênio no rio, o que provoca a morte de peixes.

Por meio de nota, a concessionária disse que não concorda com o valor da multa e que vai recorrer.

O vazamento ocorreu por causa de uma falha numa elevatória de tratamento de esgoto da Sanear, que responde por 80% do tratamento de esgoto no município. Depois do acidente ambiental, a pesca no rio Vermelho ficou temporariamente suspensa por causa do risco de contaminação.

Conforme a Sema, a multa foi aplicada por causa da poluição ocasionada pelo vazamento de afluentes sem tratamento lançados no córrego Bambu, que deságua no Rio Vermelho. Conforme a Sema, a poluição foi constatada no local em que houve o vazamento, não se estendendo para outras áreas.

Inspeção da equipe da regional da pasta ambiental em Rondonópolis no local do vazamento constatou que as bombas hidráulicas que transportam o esgoto para a estação de coleta estavam queimadas.

A pedido do Ministério Publico do Estado (MPE), uma equipe do laboratório da Sema de Cuiabá também esteve no local e coletou amostras da água para análise. O resultado foi que o trecho do córrego Bambu, entre outras irregularidades, estava com material orgânico em excesso no rio. Para degradar esse material, micro-organismos consomem oxigênio, o que pode provocar a morte dos peixes.

A secretaria encaminhou ainda à Sanear uma notificação recomendatória elencando 14 providências de melhorias a serem tomadas no local.

Check Also

Sindicato perde ação contra governo sobre contratações temporárias na Saúde

Juiz entendeu que Sisma não tem legitimidade para defender candidatos aprovados em concurso público A …

Chile e Arábia Saudita retiram restrição à carne de frango do Brasil

O Chile e a Arábia Saudita retiraram as restrições para a compra de carne de …

Vereador Claudinei de Jesus destaca investimento do Governo do Estado para construção de novas escolas em Alta Floresta

Vereador destacou em reunião com a equipe técnica da SEDUC-MT a importância da construção de …

Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras

Vice-presidente diz que crise vai passar e não desistirá de negociação O vice-presidente Geraldo Alckmin …

Oficinas em unidades prisionais ofertam trabalho e oportunidades de qualificação a reeducandos em MT

Há 1.800 presos trabalhando nas atividades internas em funcionamento nas unidades prisionais O Sistema Penitenciário …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *