Capa / Cidades / Alunos de MT podem participar de concurso nacional de redação

Alunos de MT podem participar de concurso nacional de redação

redacao24HorasNews

O prazo para inscrição no 2º Concurso de Redação da DPU (Defensoria Pública da União) se encerra no próximo dia 16 de outubro. A competição, que tem como tema “Tráfico de pessoas – Diga Não!”, é dirigida exclusivamente aos estudantes das escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio, incluída a modalidade de Jovens e Adultos (EJA).

Podem concorrer trabalhos em cinco categorias: Redação I – para alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental; Redação II – alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio; Redação III – alunos do EJA do 6° ao 9° ano do ensino fundamental; Redação IV – alunos do EJA do 1° ao 3° ano do ensino médio; Categoria Escola – para estabelecimentos de ensino da Rede Pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização sobre o tema.

Uma comissão, composta por, no mínimo, cinco integrantes a serem designados em ato específico do defensor público-geral da União, vai eleger a melhor redação de cada categoria, referente a cada estado da Federação.

O aluno e o professor vencedores em primeiro lugar de cada Estado receberão um tablet, além de certificado de premiação. Cada uma das três escolas vencedoras da Categoria Escola receberá o certificado de premiação e reconhecimento da DPU e o valor de R$ 10 mil, a ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos.

A coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Célia Margarida Leite, destaca que o concurso é uma oportunidade para o estudante divulgar ideias e exercitar os ensinamentos absorvidos nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo. “Além disso, os estimula a refletir sobre o grave problema de tráfego de pessoas, sobre a educação em direitos e cidadania”, frisa.

Pré-requisitos

Para concorrer os trabalhos devem ser realizados no ambiente de sala de aula; confeccionado no Formulário de Redação, disponibilizado no endereço eletrônico do 2º Concurso da DPU; ser devidamente identificado; tratar do tema proposto; ser realizado individualmente; e ser inédito e original.

Desenvolvimento

Os professores deverão trabalhar o tema com os alunos, incentivando seu debate no ambiente escolar e extraclasse, bem como organizar e supervisionar a confecção dos trabalhos, que deverão ser realizados em sala de aula, em formulário próprio, disponibilizado no endereço eletrônico mencionado.

As escolas também deverão desenvolver estratégias de sensibilização e mobilização para debater o tema do Concurso, tanto no ambiente de ensino quanto em atividades extraclasse. Esta experiência poderá ser relatada no campo específico do Sistema de Inscrição denominado Plano de Mobilização no item “cadastrar mobilização”, para concorrer à premiação da Categoria Escola.

O resultado final do certame será divulgado até o dia 9 de novembro. A entrega dos prêmios ocorre no dia 9 de dezembro, em cerimônia na sede da DPU em Brasília e nas demais unidades nos estados.

Inscrições

As unidades escolares interessadas em participar do concurso devem acessar o endereço eletrônico , onde estão disponíveis o material de divulgação, regulamento do concurso, formulário de participação, formulário de redação e a publicação Guia do Professor.} else {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top