As queimadas urbanas são proibidas durante todo o ano e passível de multa. No entanto, o número de queimadas em Alta Floresta aumentou 295% em relação ao mesmo período de 2015.
A Brigada Municipal de Incêndio e os Bombeiros Militar diariamente são chamados para combater incêndios, que vão desde pequenos focos até os de grandes proporções em pastagens e até mesmo em residências.
Em 2015 foram registrados 36 ocorrências de incêndio nos primeiros 7 meses, neste mesmo período este ano já foram registradas 106, a diferença é gritante e alguns fatores contribuem para esse crescimento, a mudança climática, poucas chuva e o período maior de estiagem.
É importante que a população contribua, evitando colocar fogo em lixo no quintal, e mantendo os terrenos limpos, já os sitiantes deve fazer aceiros e manter ao redor da residência limpo.
O fogo além de poluir o meio ambiente e contribuir para o aquecimento global , é prejudicial a saúde, principalmente para pessoas que tem problemas respiratórios.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);