Trinta e dois jovens moradores de Sinop (MT), região Norte do Estado, viajaram nesta segunda-feira (18) para a cidade de Cracóvia, na Polônia, onde participarão da XXVIII Jornada Mundial da Juventude entre os dias 25 e 31 deste mês.
O evento religioso é realizado pela Igreja Católica e promove o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Francisco. Uma das líderes do grupo, Micheli Vizentin Silva, disse que é uma forma de evangelização da igreja, que através destas jornadas continua anunciando mensagens de Cristo aos jovens.
“Estamos com o coração a mil. O desejo de estar junto com o nosso Papa é muito grande. São milhares de jovens de todo o mundo unidos por um único objetivo. É algo inexplicável, mas a fé em Jesus Cristo é o que nos impulsiona”, declarou.
Segundo o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), mais de sete mil jovens devem participar da Jornada Mundial da Juventude este ano. A missa de encerramento será presidida pelo Papa Francisco no final da Jornada.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro internacional católico que reúne jovens do mundo inteiro juntamente com catequistas, sacerdotes, bispos e o Papa, que se reúnem em um mesmo lugar para professar a fé. Os encontros acontecem geralmente de três em três anos, em países diferentes. O fundador e o primeiro anfitrião da JMJ foi São João Paulo II.
O principal objetivo da Jornada é viver alguns dias em comunhão com a igreja. Os encontros já passaram por Roma, Buenos Aires, Santiago de Compostela, Czestochowa, Denver, Manila, Paris, Toronto, Colônia, Sidney, Madri e a última aconteceu no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, com o Papa Francisco.
Em Cracóvia, na Polônia, o lema da Jornada será “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”, inspirado em um trecho do evangelho de Mateus. O lema representa o Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco e que acontece de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016.