Os professores se reuniram na Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF) para o encontro do Centro de Pesquisa da Filosofia (CPF), na sexta-feira, dia 03 de junho. O tema da discussão era a universidade. A abordagem partiu do livro do professor Tobias “Universidade: Formação humana e profissional” e teve como objetivo problematizar os diferentes papéis que a faculdade e a universidade devem ter frente à sociedade.
A discussão teve uma sequência didática, que perpassou por três momentos diferentes. Primeiramente, cada professor fez uma fala inicial sobre o entendimento do assunto. No segundo momento, o professor Tobias apresentou as sete definições de universidade presentes no livro dele. E, por fim, cada professor expôs propostas para a transformação da faculdade em universidade. O professor Leozil Ribeiro de Moraes Junior, que coordenou a discussão, disse que “a universidade diz respeito à docência, que é a nossa escolha de vida. Assim, o tema é de grande e relevância, uma vez que a faculdade [FAF/FADAF] tem como objetivo se tornar um centro universitário”.
Nesse sentido, o professor Sidney da Silva Chaves pontuou aspectos necessários para a constituição da universidade. “A formação humana precede a formação profissional, isso eu já aprendi com o professor Tobias. O profissional vem depois do ser humano. O que se vê é que isso se perde no decorrer da vida profissional ou até mesmo na formação”. O professor Emanoel Junior da Silva Nunes destacou: “Nosso sentido de universidade vem sendo trabalhado de modo equivocado. A parte humana tem sido deixada de lado. Na Engenharia, é mais difícil trabalhar com a Filosofia, mas acredito que seja nessas discussões que a gente consegue avançar”.
Na sequência, o professor Tobias explicou as diferentes concepções de universidade. Ele criticou, durante a fala dele, a conceituação docente, que tem ênfase em “dar aula”, e também na conceituação artística em que “o aluno recebe as ideias e tem que fazer algo concreto”. Contudo, para o professor, a mais completa conceituação de universidade é aquela que tem “verdade, investigação, docência e extensão”. Essa síntese é longamente discutida em várias obras publicadas pelo professor Tobias. Além do livro “Universidade: Formação humana e profissional”, o professor reflete sobre isso nos livros: “Ensino da Filosofia nas Universidades Brasileiras”, “Universidade: humanismo ou técnica” e “História da Educação Brasileira”.
Por fim, os demais membros presentes na reunião enfatizaram a complexidade que é o processo de transformação da faculdade em universidade. Porém, algumas ideias foram sugeridas para que, a longo prazo, isso se torne uma realidade para as faculdades FAF/FADAF. O contador Marcio Cristiano Cabral falou da necessidade dos diferentes cursos interagirem mais entre si, “retirar essa departamentalização dos cursos”. O professor Emanoel sugeriu concursos para premiar professores que desenvolvessem pesquisas. O professor Tobias problematizou a necessidade de mais professores se envolverem com o Centro de Pesquisa da Filosofia. O professor Leozil pontuou sobre a necessidade de valorizarmos os grupos de iniciação científicas já formados nas faculdades FAF/FADAF.
Na ocasião, também aconteceu a entrega do diploma a Marcio Cristiano Cabral, que integra o Centro de Pesquisa da Filosofia, desde fevereiro de 2014.
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