Os moradores que ainda não adequaram suas lixeiras ao padrão estabelecido pela Vigilância Sanitária de Paranaíta devem estar atentos ao prazo estipulado. De acordo com a coordenação do órgão, as pessoas têm até o início de maio para instalarem as lixeiras sob pena de notificação e aplicação da legislação municipal que trata a conservação da limpeza pública. Giuber Ferreira lembra que o prazo começou a decorrer em 04 de março, após a realização da oficina de lixeira sustentável há pouco mais de um mês.
De acordo com as normas estabelecidas em lei, é proibido manter o lixo em tambor, balde ou latão, e manter as sacolas de lixo no chão ou penduradas nas cercas das residências. O correto é instalar lixeiras que devem ficar a 80 centímetros do chão, sendo de ferro, concreto ou materiais alternativos, como sugeridos durante a oficina de lixeira sustentável, com baixo custo para os moradores.
Conforme Giuber, a população foi orientada a adequar o sistema de coleta de lixo. A partir do início de maio, os fiscais atuarão com notificação, nos casos em que houver necessidade, e posteriormente com a aplicação de multa a quem não se adequou. “Esse trabalho busca facilitar o trabalho dos coletores, além de deixar o município com uma aparência melhor”, explicou o coordenador, citando que a coleta acontecerá com mais eficácia.}