Breaking News

Saúde utiliza equipamentos de ponta para realizar exames

11.03.2016_Saúde utiliza equipamentosAssessoria da PMAF

O AF Laboratório, localizado na Policlínica do Bairro Cidade Alta, realiza os exames de todos os usuários do serviço de Atenção Básica à Saúde do município de Alta Floresta, o trabalho é executado juntamente com o Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Rua B (centro), onde se realiza o agendamento, a coleta e o encaminhamento do material ao laboratório para análise.
Segundo a coordenadora Bioquímica, Michelli M. Duenha, todo o processo de elaboração dos exames são feitos por meio de um sistema online, com a possibilidade de realizar o cadastro e a impressão dos resultados na própria Unidade da Rua B.
As duas unidades contam com 17 profissionais, entre eles, cinco bioquímicos, oito técnicos de laboratório, auxiliar administrativo, recepcionista, equipe de higienização, entre outros.
Os atendimentos acontecem conforme as orientações e o agendamento no dia do exame, os horários no Laboratório Central, são das 7 às 11h e das 13 às 17h. Já na Unidade CEM, Rua B, é das 7 às 13h, neste último sem intervalo para almoço.
De acordo com a coordenadora, são realizados exames, como Hematologia, Urinálise, Parasitologia e bioquímicos, tanto na Policlínica quanto no Centro de Especialidades Médicas, ela ainda destacou que a demanda é muito grande “a cada 120 pessoas que são atendidas por dia, soma se um total de setecentos exames, ou seja, em torno de 13 mil exames por mês”.
Os pacientes com doenças compulsórias, como aquelas que necessitam de exames de tuberculose e hansienise, e as que residem na zona rural possuem atendimento prioritário. O serviço é supervisionado pelo estado, por meio do Laboratório Central de Mato Grosso (LACEN-MT), e de acordo com a coordenadora, tem apresentado excelentes resultados.
A coordenadora fala ainda o convênio entre o Hospital Regional Albert Sabin e o Laboratório Biotec, para a realização de exames, cujo propósito é detectar doenças imunológicas, como rubéola, HIV e as hepáticas, devido ao fato do laboratório AF não dispor de equipamentos para este tipo de exame.
A boa condição de uso dos equipamentos é primordial para que se tenha um atendimento eficiente, eles são adquiridos por meio de comodato, ou seja, de um acordo firmado entre o laboratório, que compra os produtos reagentes, e em contrapartida a empresa fornece os equipamentos. “O laboratório sempre tem equipamentos novos, que estão avaliados no valor acima de R$150 mil reais. É interessante porque não precisamos comprá-los, pois, são muito caros, outra vantagem é que o contrato é renovável uma vez por ano, contudo, a gente sempre trabalha com equipamentos novos, de grande qualidade e de ponta, se comparado aos outros municípios, nós possuímos os melhores que tem no mercado”, afirmou.

Check Also

STF tem segurança reforçada para julgamento de trama golpista

Polícia vai monitorar quem transita pela Praça dos Três Poderes O entorno do Supremo Tribunal …

Justiça suspende novamente leilão avaliado em R$ 10,2 bilhões

A Justiça de Mato Grosso concedeu liminar favorável à empresa Monte Rodovias S.A., administradora de …

Sema abre inscrições para atendimento em mutirão do CAR Digital 2.0 em Sinop

Atendimento será nos dias 02 a 05 de setembro, das 8h às 18h, na sede …

Alta Floresta recebe peça teatral idealizada pelo MPMT que aborda violência doméstica a estudantes

Em uma ação que une arte, educação e cidadania, o Ministério Público do Estado de …

Vereadora propõe criação do Centro de Zoonoses e Abrigo Municipal de Animais em Alta Floresta

Com o objetivo de enfrentar de forma estruturada os desafios relacionados à saúde pública e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *