Dionéia Martins
As aulas iniciaram ontem em Alta Floresta para aproximadamente 7.500 alunos da rede pública estadual de ensino em 16 Escolas, cinco delas na zona rural.
Conforme o assessor pedagógico da Seduc (Secretaria de Estado de Educação), Edson Amaro, as aulas começaram dentro da normalidade embora o quadro de funcionários não esteja completo.
“Infelizmente não temos um quadro de funcionários completo, e geralmente o processo de atribuição e o quantitativo atribuído permite esse início das aulas, estamos com mais de 80%, quase que 90% do cargo de aulas atribuídos”, disse o Assessor.
Segundo Edson Amaro o fato das atribuições das aulas terem acontecido as vésperas do início do ano letivo, não haverá prejuízos porque os primeiros dias é para que o professor conheça melhor os alunos, se integre a escola e faça o planejamento das aulas.
A semana pedagógica que geralmente acontece antes do início das aulas, em 2016 o governo montou um calendário diferenciado dos anos anteriores e só acontecerá após o inicio do ano letivo.
“Esse ano de 2016 a semana pedagógica acontece dentro do ano letivo, no mês de abril teremos três dias voltados para os processos de organização, planejamento e sobre a prática dentro das unidades escolares”, frisou Edson.
Os alunos da escola Furlani da Riva , umas das maiores do município com aproximadamente 700 alunos, foram recepcionados pelo diretor da unidade, Dagmar Costa Campos, pela equipe gestora, coordenadores e professores nesse primeiro dia de aula.
Após a execução do Hino Nacional, os alunos foram apresentados aos professores e receberam os votos de boas vindas do seu diretor, e seguiram para suas devidas salas para a primeira aula de 2016.