Assessoria da PMAF
Foi realizada neste domingo, 10, a 5ª edição do Mutirão de Limpeza Anual do Rio Teles Pires, em Alta Floresta, com apoio do vereador Oslen Dias dos Santos, e conta com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SECMA), imprensa local, empresários, voluntários e demais órgãos. Nesta edição foram recolhidas 20 toneladas de lixo do rio Teles Pires.
O principal objetivo da ação é recolher o lixo que vem degradando e prejudicando o meio ambiente, além disso, sensibilizar a população na prática de atitudes sustentáveis e a importância de se preservar o meio ambiente. A primeira edição do Mutirão aconteceu em 2011, e desde então a quantidade de lixo recolhido vem reduzindo, mas ainda é possível recolher materiais como fogões, geladeiras, colchões, isopor, grelhas, capacetes, garrafas plásticas e de vidro, sacolas, coletes velhos, sofá velho e até ferragens diversas entre outros tipos de materiais que são descartados de forma indevida no rio.
Conforme a secretária de Meio Ambiente, Aparecida Sicuto, a SECMA dá sua parcela de contribuição ao longo desses anos e vem participando, é importante porque imagina se durante esse tempo esse lixo não fosse recolhido e ficasse no rio. “No que for possível estaremos sempre presente ajudando, nosso papel é esse contribuir com o meio ambiente”, frisa a gestora.
Para Vinicius Rezek, chefe local da SEMA, esse evento que é organizado pela sociedade de Alta Floresta, com apoio de diversos órgãos, a SEMA veio aqui apoiar. “Ficamos surpresos com a quantidade e diversidade de lixo retirado do Teles Pires. É uma ação extremamente importante e deve acontecer todo ano”, ressalta. Infelizmente as pessoas ainda vêm e utilizam de um espaço que é de toda população e ao invés de levar o lixo pra casa para que seja recolhido pelo serviço de coleta na cidade, deixam aqui na beira do rio.