No ano de 2015, o Procon de Alta Floresta,, registrou 2.890 atendimentos. O órgão divulgou o levantamento das 10 empresas mais reclamadas no município.
O ranking é dividido de duas formas, empresas que tiveram reclamação e resolveram o problema dentro do prazo e empresas que foram instaurados processos, por não solucionar o problema apresentado dentro do prazo conforme legislação.
Liderando o ranking das empresas que tiveram reclamação está a loja Martinello, em segundo lugar está a Samsung e em terceiro e quatro lugar a OI fixo e TV e a Oi celular respectivamente.
Já as empresas que as reclamações se transformaram em processo a Martinello também lidera o rankig, seguida da Samsung, em terceiro lugar a Energisa, em quarto a LG em quinto e sexto lugar a OI fixo e OI móvel.
“Temos o ranking das empresas que são demandadas no Procon, isso não quer dizer que são empresas que tiveram processos instaurados aqui no Procon, então, esse tipo de atendimento, quando a empresa atende o consumidor neste prazo que nós estipulamos, esse atendimento não se transforma em processo”, Destacou o coordenador Executivo do procon, Valdecir do Nascimento.
As empresas que o consumidor faz a reclamação, é notificada pelo Procon e tem 30 dias para resolver o problema sem que a reclamação se transforme em processo de investigação . Quando a empresa não resolve o problema do consumidor no prazo estipulado, esta reclamação se transforma em processo, e a empresa pode ser penalizada.
A lista com as primeiras 10 posições mais reclamadas de forma presencial em 2015 no Procon de Alta Floresta ficou assim:
1º – Martinello
2º – Samsung
3° – OI (Fixo e TV)
4° – OI Móvel
5° – Móveis Romera
6° – LG
7° – Energisa
8° – Britania Eletrodoméstico
9° – Eletroclux do Brasil
10º – Banco do Brasil