Dionéia Martins
Da Redação
Os cinco conselheiros tutelares eleitos no dia 04 de outubro tomaram posse na manhã de ontem, 29, para os próximos quatro anos. A posse acontecerá de forma unificada em todos os municípios brasileiros no dia 10 de janeiro, mas devido a falta de conselheiros para atuar, Alta Floresta antecipou a posse.
Segundo o presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Clodoaldo Adamczuck, o município estava com apenas dois conselheiros atuando por essa posse foi antecipada. Para fazer a antecipação o conselho consultou a juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Alta Floresta, Anna Paula Gomes de Freitas, e o CMDCA estadual, e receberam o aval para que a posse pudesse ser feita.
A missão dos novos conselheiros seguirá até 9 de janeiro de 2020. Todos os conselheiros receberam capacitação para atuar em defesa da criança e do adolescente. “Todos eles já entraram conhecendo suas atribuições,nós estaremos acompanhando, esclarecendo tirando as dúvidas, para que eles exerçam o trabalho cada vez melhor dentro do conselho tutelar”, disse o presidente do CMDCA, Clodoaldo Adamczuck.
O prefeito Asiel Bezerra de Araújo foi representado pelo secretário de Administração Claudinei de Souza Jesus, que deu as boas vindas aos novos conselheiros e falou da importância da antecipação da posse. “A lei diz que eles tem que tomar posse dia 10 de janeiro, mas a gente entende a necessidade, entende que o município não tem como ficar esse período todo sem o conselheiro tutelar”, pontuou Claudinei.
Miriam Giseli da Silva, recebeu a maioria dos votos e foi eleita para atuar pela segunda vez em defesa das crianças e adolescentes da cidade. “Eu fui a mas bem votada no município, já sou atuante como conselheira, vou continuar o trabalho com muito amor, carinho e dedicação para proteger as crianças e adolescentes do nosso município”, frisou Mirian.
Quem também desenvolve um excelente trabalho frente ao conselho tutelar e muita gente o conhece é o conselheiro José Andrade Alecrim, eleito para o quarto mandado. “É um trabalho que parece bastante árduo, mas na verdade é gratificante, principalmente quando a gente faz um trabalho que gosta, e eu sempre gostei de trabalhar com a criança e o adolescente, é claro que tem hora que a gente se decepciona porque como a criança é prioridade absoluta, e na situação em que se encontra hoje o país na verdade fica muito vago tem hora. Cobram muito do conselheiro, então a gente tem que se identificar com o trabalho e ir a frente”, disse Alecrim.
Mesmo atuando a vários anos como conselheiro José Alecrim não esconde a ansiosidade em começar os trabalhos com os novos colegas de profissão e deixa um recado para eles. “A gente tá ansioso, os colegas que foram eleitos também,mas estamos esperando o apoio da sociedade, da gestão em si , e do próprio grupo de conselheiros para que trabalhem realmente com a afinco de zelar por esse trabalho e poder amenizar mais situações do que a gente poderia alcançar”, frisou o conselheiro.
Tomaram posse hoje Miriam Gisele da Silva, José Andrade Alecrim, Eliete de MatosYoshitome, Irene Maria da Silva e Maria Romana do Rosário.