Dionéia Martins
Da Redação
A Secretaria de Cultura de Alta Floresta está encerrando as atividades de 2015. Na quarta-feira o encerramento aconteceu no Bairro Vila Nova, ontem foi a vez do Bairro Cidade Bela entregar os certificados do curso para as alunas.
52 alunas receberam o certificado de participação do curso de pinturas em tecido, 25 delas no bairro Vila Nova e 17 no Bairro Vila Bela. O cursoalém de ajudar as participantes na geração de renda, serve de terapia.
Para a dona de casa CirleneGervasio, o curso ajuda a complementar a renda familiar. “Eu já cheguei a vender bastante, uns 30 panos não tá aquelas pinturas mas já dá pra ter um dinheiro em casa , para manutenção da família ajuda muito”, disse Cirlene.
Outra aluna que já faz o curso por dois anos é Francisca Martins, 54 anos. A dona de casa conta com alegria que as suas pinturas já foram exportadas, mas o que o aprendizado é constante.
“Madri na Espanha, duas vezes já mandei.Uma coisa muito boa que aconteceu na minha vida com a ajuda das professoras, a gente nunca aprende tudo, estamos sempre aprendendo , estou muito feliz”, contou a artesã.
Professorahá 23 anos, Maria Roseli Domiciano, encontrou o curso como ocupação devido a uma recomendação médica. A professora por problemas de saúde foi afastada de suas funções na escola em que trabalha, hoje ela está em desvio de função e a pintura é uma terapia.
“Devido ao desgaste muita preocupação do dia a dia, eu faço tratamento de saúde e uma das ocupações que o médico me pediu pra fazer, entre a fisioterapia, a hidroterapia,tambéma terapia pra desenvolvimento da mente eocupação. Eu optei pela pintura e conseguir a vaga e estoumuito feliz me ajudou muito, está sendo muito bom para a minha saúde”, relatou a professora.
Outra artesã que faz o curso pelo terceiro ano é Marinalva Sousa Gervásio, que incentivou a filha e a neta a fazer o curso. O curso além de ajudar na renda familiar já que por problemas de saúde ela não consegue trabalhar, para ela o curso representa a independência financeira.
“Representa muito coisa, ajuda muitomesmo ,esses dias vendi sete,dizque sete éaconta dementirosomase eu vendi sete de um avez, eu ficofeliz”, contou acrescentando que a paciência da professora é fundamental para o aprendizado.
A secretária de Cultura, Arisnir Camposagradeceu a parceria de colaboradores e a administração municipal que oferece cada vez mais cursos que vem de encontro com a necessidade da população.
Finalizando esses cursos desse ano, três anos sãorealizados esses cursos na cidade bel a e vila nova mas a gente ver a grande satisfação das pessoas que participam desses cursos, ajudando na renda da família então é gratificante”, pontuou Arisnir.
A instrutora disse que o resultado de mais esta formação e capacitação dos cidadãos é muito bonito, pois a arte de pinturas em tecido é um trabalho rentável, que tem sua demanda no mercado e as cursistas estão preparadas para atender esta demanda e colaborar na renda familiar.
}