Alta Floresta atende mais cinco municípios com somente oito funcionários
Dionéia Martins
Da Redação
Desde o dia 26 de outubro os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) paralisaram as atividade, comprometendo todas as atividades do setor.
A principal pauta de reivindicação é a nomeação de pelo menos 70% dos concursados antes de finalizar o ano de 2015 e o restante em junho de 2016.
A agência de Detran de Alta Floresta atende mais cinco municípios: Carlinda, Paranaíta, Apiácas, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes. O que provoca uma sobrecarga de trabalho para os oito servidores lotados na agência. O número de funcionário é insuficiente ao necessário para que possa ofertar um serviço de qualidade.
O vistoriador e representante regional do Sindicato dos Servidores do Detran(Sinetran MT), Carlos Reinke, disse que a 20ª Ciretran precisaria de pelo menos mais cinco funcionários para que possa oferecer a população um serviços de melhor qualidade e com isso diminuir o tempo de espera para atendimento.
“A nossa reivindicação falando em relação a Alta Floresta, hoje a gente precisaria além da melhoria na estrutura física, a questão de saúde a insalubridade no local de trabalho, melhor estrutura, condições de trabalho, a gente precisaria de pelo menos mais cinco servidores pro atendimento, para gente poder prestar um atendimento melhor para população da região”.
Os seis municípios juntos tem uma frota de aproximadamente 70 mil veículos, por isto a agência está sempre lotada,sobrecarregando os oito servidores lotados no Detran de Alta Floresta que atende na vistoria, atendimento e auditoria. A insatisfação com o serviço prestado recai sobre os funcionários, que recebe as reclamações por parte dos usuários.
“Quem recebe a carga de insatisfação do usuário do Detran somos nós servidores, para o governo é muito fácil falar que tá tudo bem, que não precisa de funcionário, mas quem sabe da realidade quem recebe essa insatisfação diariamente dos usuários somos nós, tendo em vista que a gente tem uma sobrecarga de trabalho e com isso obviamente os serviços acabam demorando mais do que deveria”, pontua Carlos Reinke.
O tempo de espera de atendimento é de aproximadamente 2 horas. Diariamente são feitos em torno de 300 atendimento no balcão e uma média de 60 atendimento de vistoria e lacração em dias normais de atendimento. Com a paralisação do atendimento devido a greve dos servidores, o trabalho ficou acumulado, com o retorno dos serviços na semana passada e a possibilidade de continuidade da greve o número de atendimento dobrou durante os dias em que funcionou.
“Por causa de não haver servidores em quantidade adequada pro atendimento ele pega uma senha e fica duas horas esperando para que a senha dele seja chamada, na hora do atendimento a emissão do documento dura 40 segundos,essa que a questão a nível de estado nós trabalhos com 30% do efetivo necessário pra atender toda a população”, disse Carlos Reinke.
DAS NEGOCIAÇÕES
Na quarta-feira (18), e assembleia geral os servidores do Detran de Mato Grosso decidiram retomar a greve na próxima segunda-feira (23) até que o governo atenda a reivindicação de nomear pelo menos 70% dos concursados antes de finalizar o ano de 2015 e o restante em junho de 2016.
Considerando ser intransigência do governo, os servidores decidiram retomar a greve e insistir em nova proposta. Caso contrário, a posição já aprovada em assembleia é paralisar por tempo indeterminado.A categoria decidiu que não vai abrir mão de lutar pela melhoraria das condições de trabalho dos servidores e beneficiar a população. Com mais servidores o atendimento melhora e as filas diminuem.
PROPOSTA DO GOVERNO
O Governo fez a proposta de que chamaria os aprovados no concurso realizado neste ano.
Porém, a nomeação seria parcelada de 2015 a 2018, sendo apenas 30 para este ano, 20 para 2016, 30 para 2017 e o restante para até outubro de 2018, resultando, no total, na nomeação de menos de 25% dos aprovados e extrapolando até mesmo a validade do concurso, que vai até 2017.