Breaking News

Ex-presidente da Câmara é inocentado da acusação de compra de votos

RomoaldoO ex-presidente da Câmara de Vereadores de Sinop, Altair Cavaglieri, foi inocentado da acusação de compra e votos e transporte irregular de eleitores, que teria supostamente ocorrido durante a eleição do ano passado. Outras duas pessoas também foram inocentadas da mesma acusação.
A decisão é do juiz da 32ª Zona Eleitoral de Sinop, João Manoel Pereira Guerra, que apontou não terem ficado comprovadas as ilicitudes apontadas, de que teriam sido pago R$ 50 a dois eleitores, além de os mesmos terem sido levados supostamente aos respectivos locais de votação, destacando que uma gravação feita não foi nos moldes legais. “É assente em nossa doutrina e jurisprudência que, a gravação ambiental, sem o conhecimento dos acusados é prova ilícita e nula a basear um decreto condenatório, pois fere a regra da inviolabilidade dos dados, o direito a intimidade e o devido processo legal. Somente são consideradas válidas gravações autorizadas judicialmente ou com o conhecimento e consentimento informado dos interlocutores”, explicou.
Conforme Altair, “não ficou provada a compra de votos. Foi feita degravação do que havia sido enviado pelo meu celular. Foram duas mensagens apenas que não fizeram diferença na eleição. Estou muito tranquilo. Respeito a decisão do magistrado. Agora, vou buscar, judicialmente, reparos para quem me acusou de comprar votos, como por exemplo o caso de um deputado estadual eleito por Sinop”.

Na mesma decisão, o ex-vereador foi condenado por boca de urna, que teria ocorrido por meio digital. No entender do magistrado, a prática teria sido comprovada a partir do envio de duas mensagens via aplicativo WhatsApp encontrados no celular dele, de fotos próprias e também do deputado estadual reeleito Romualdo Júnior, de quem era coordenador de campanha, com os dizeres “preciso do seu voto”. Ainda cabe recurso da decisão.

Check Also

PM prende cinco faccionados e apreende drogas e raspadinhas ilegais em Alta Floresta

Uma das suspeitas foi flagrada comercializando bilhetes do tipo raspadinha para atividade ilícita de uma …

Plantão 24h da Mulher atendeu 1,5 mil mulheres vítimas de violência no primeiro semestre de 2025

Unidade da Polícia Civil também elaborou 2 mil boletins de ocorrência no mesmo período O …

Proprietário de veículo que mudou de município precisa atualizar dados cadastrais no Detran-MT

Com os dados cadastrais atualizados o proprietário consegue receber as notificações de autuação dentro do …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *