Um Requerimento apresentado pelo vereador Emerson Machado, aprovado por unanimidade, pretende obter cópia integral do processo licitatório para contratação de empresa especializada na prestação de aplicação de lama asfáltica e micro investimento, nas vias públicas pavimentadas de Alta Floresta. “No meu ver, é um prejuízo muito grande pro nosso povo de Alta Floresta, porque daria pra fazer muito serviço, um milhão de reais. Nós temos que analisar com muito cuidado e muito carinho”, disse o vereador, afirmando que o município, para aplicar a lama asfáltica enviada pelo Governo do Estado, terá um custo muito elevado.
O que levou o vereador a levantar esta bandeira, é o fato de que, após fazer uma pesquisa no mercado, encontrou caminhões que são utilizados para a aplicação do material, com valores bem abaixo do gasto que que recairá sobre a prefeitura de Alta Floresta. “Para que que nós vamos pagar um valor tão alto, tão absurdo como esse, sendo que poderíamos comprar um equipamento, novo, automatizado, é a ultima geração”, disse. O vereador apresentou dois modelos de equipamento, um que custa R$ 236.000,00, e outro com valor bem mais em conta, R$ 36.000,00. A diferença é que, no primeiro caso, o equipamento para a aplicação da lama asfáltica vem instalado em um caminhão e no segundo caso em um trator. “Dá pra atender todo o município, é um equipamento novo e será da prefeitura”, defendeu o vereador.
O requerimento proposto pelo vereador foi abraçado por todos os seus pares durante a sessão, e tem como objetivo que em vez de alugar um caminhão para realizar os trabalhos, a prefeitura adquira um equipamento que custaria menos e traria mais benefícios “a licitação pode estar legal, foi feita nos trâmites legais, só que na minha opinião e dos demais vereadores que discursaram na Casa de Leis, hoje é pela imoralidade, digamos o seguinte esta licitação irá pagar de Setecentos Mil a Um Milhão de Reais para simplesmente este empreiteiro esparramar a lama asfáltica aqui no nosso município”, explica Emerson.
Segundo o vereador a obrigação é da casa de leis fiscalizar e abrir novas ideias para beneficiar o município, “nós estamos aqui na casa de leis para fiscalizar e não deixar esse dinheiro ir de uma forma irregular, poderemos comprar este equipamento novo moderno automatizado por duzentos e poucos mil reais, e ficar para quantas administrações? daqui 90 dias, daqui um ano, nós temos que fazer novamente esta lama asfáltica e vai se pagar mais um milhão de reais, sendo que com duzentos e trinta e oito mil teremos um equipamento novo pro município”, completa Emerson.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e deve ser encaminhado ao gabinete do prefeito.