“O terreno onde ocorre a produção possui relevo e é acidentado, montanhoso, popularmente chamado de ‘terra dobrada’, por isso a necessidade dos equipamentos”, justifica Romoaldo Júnior
MÁRCIA MARTINS / Assessoria de Gabinete
O deputado Romoaldo Júnior (PMDB) apresentou indicação solicitando a aquisição de equipamentos para irrigação para atender os agricultores familiares de Guarantã do Norte, distante 721 km de Cuiabá.
O pedido foi direcionado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf). Na justificativa, Romoaldo disse que, além dos tempos de seca que afetam profundamente a produção, o terreno onde ela ocorre na região possui relevo e é acidentado, montanhoso, popularmente chamado de “terra dobrada”.
Guarantã do Norte tem mais de 2.200 (dois mil e duzentos) pequenos produtores rurais, dos quais aproximadamente 550 trabalham com associações que estão divididas em dez núcleos.
“Não podemos medir esforços para ajudar a agricultura familiar no município. Setenta por cento dos alimentos de Guarantã do Norte são produzidos por aqueles agricultores”, explica Romoaldo, ao destacar a importância da viabilização das 10 patrulhas mecanizadas para o município.
O deputado ainda argumentou que faltam políticas mais globais que compreendam o papel fundamental da água na produção de alimentos, com planejamento e gestão contínuos “para que sua importância não seja lembrada somente em manchetes nos jornais sobre sua escassez e a disparada dos preços do sacolão”, completou, ao ressaltar que a viabilização das patrulhas agrícola mecanizada irá garantir melhorias de infraestrutura das propriedades rurais atendidas diretamente pelos programas da Secretaria de Agricultura.