Capa / Em Destaque / Tiro e Queda – 09/09/2015

Tiro e Queda – 09/09/2015

Tiro e QuedaO clima na Câmara de vereadores não está uma loucura, como já foi no passado, com vereadores se acusando disso ou daquilo, montando comissões processantes, como há quase duas décadas, ou mesmo, num passado recente, com pedido para que vereador se explicasse em comissão de ética por gastos ilegais com empresa familiar. No entanto, está longe de dizermos que o clima é dos melhores.

Na sessão de ontem ficou claro que, aquela prática de utilizar da rapidez das redes sociais, ou mesmo de entrevistas à imprensa “apadrinhando” trabalhos que nunca fez, se auto atribuindo ações que não desenvolveu, esta prática enfim, não está sendo vista com bons olhos.

Primeiro o vereador Emerson reclamou de indicações feitas em relação á poços artesianos, que teriam “atravessado” trabalho que realiza há vários anos e que está em vias de obter resultado. Com ironia ele chegou a dizer que, “pescar em aquário” é mais fácil.

Não foi o único “entrevero”. A prática de um dos colegas de plenário, cujo nome não foi indicado, mas com certeza muitas pessoas devem ter ouvido uma entrevista que teria sido dada (não ouvi senão falava até o nome aqui) em uma emissora, afirmando que o secretário Eloi estava “mentindo” para a população ao dizer que máquinas novas seriam adquiridas com os recursos do Fethab.

O caso foi relembrado na Tribuna pelo líder do prefeito na Casa de Leis que citou textualmente: “Tinha pessoas que falavam: pára de mentir secretário, você está mentindo pro povo, a gora a maquina esta aí e não tem a humildade de reconhecer, foi uma luta do secretário, foi uma luta do prefeito”, afirmou.

Em aparte, o vereador Emerson foi mais incisivo: “Teve parlamentar nesta Casa que disse que era mentira do secretário, então a gente tem que cuidar na hora de falar, só pra não ficar chato, porque fica ruim, porque agora, quem é que está falando a verdade?”, disse.

A pergunta feita a seguir, deu o tom a coisa toda e foi feita pelo vereador Lau da Roviária: “O mentiroso eu não sei quem é, dever ter alguém que mentiu”.

É…. o clima pode não ser dos mais quentes, mas está um tanto complicado, e tende a ficar pior quando os vereadores colocarem os nomes para a sociedade.

Atualmente, o jeito mais fácil de “enganar” os leitores é através do facebook. Ainda bem que tem gente atenta. Na semana passada, por exemplo, o vereador Tuti afirmou que, a vinda de lama asfáltica para Alta Floresta era uma “emenda parlamentar” do deputado Nininho, a quem dá suporte na região. Um ex-assessor da Maria Izaura, que mora atualmente em Cuiabá, rapidamente corrigiu o vereador, “não foi através de emenda parlamentar para os desinformados e sim através de indicação”.

Mas não é a mesma coisa? Perguntariam.

Claro que não. Emenda, é uma “vontade” do parlamentar que algo aconteça, e ele tem que trabalhar em cima para que a ação aconteça de fato. Já a indicação, basta você ser da base e ficar monitorando onde vai acontecer algo e “indicar” aquela ação, para que aos olhos desavisados dos outros pareça que seja um trabalho. Na maioria das vezes, é “se aproveitar” politicamente de uma informação privilegiada, mais ou menos como, “sair fotografando e postar no facebook”, entendeu, ou quer que desenhe?

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top