O Grêmio Estudantil da Escola Escola JVC Jr, no bairro Cidade Alta, com auxílio de professores, reuniu a comunidade escolar ontem, para a abertura da semana da Pátria. Com uma série de palestras, homenagens, apresentações do Tiro de Guerra, do Corpo de Bombeiros, e participações das Polícias Civil e Militar e da Guarda de Trânsito Municipal, o objetivo de resgatar o patriotismo nas escolas começou a ser alcançado. “Nós estamos queremos resgatar as coisas de antigamente, como o hino que se cantava toda semana e hoje em dia não se tem mais isso nas escolas, hoje em dia se perdeu esse principio”, explica o aluno Luciano Josimar Peres, presidente do Grêmio Estudantil.
As atividades da Semana da Pátria tiveram início na manhã de ontem terça-feira (01) com um grande ato cívico, com apresentações do tiro de guerra.
Para receberem lições de Patriotismo, os alunos da escola JVC receberam duas palestras, ministradas pelo 1º Sargento Luciano Souza, e a outra palestra com o Tenente Augusto da companhia do Corpo de Bombeiros, as programações seguem durante o decorrer da semana.
O coordenador da escola professor Paulo Florêncio da Silva destacou a participação do Grêmio Estudantil na organização das atividades. “Nós sentamos com o Grêmio Estudantil junto com a professora Terezinha Pianowiski e a Educomunicação, onde a gente desenvolve um projeto na escola de resgate à cidadania e o Grêmio encampou e solicitou que a gente organizasse junto com eles a Semana da Pátria, abertura em relação à independência do pais. A professora Terê como tem esse projeto na escola “resgate à cidadania, o ser cidadão” e organizamos esse momento cívico e convidamos, o Tiro de Guerra, o Corpo de Bombeiros, a Policia Militar, a Policia de Trânsito do nosso município, e todos compareceram e agora esse momento maravilhoso que esta acontecendo” ressalta Paulo Florêncio.
O diretor da Escola, Evaldo Mateus, ressalta e agradece a dedicação de todos para esse evento tão importante, “a sensação de dever cumprido, a gente trabalha exatamente para ver que nossos alunos possam fazer uma demonstração como essa, não só de carinho de receber as pessoas aqui, mas também de educação e respeito com a nossa Pátria, nosso funcionários, com todas as pessoas aqui presentes, é uma satisfação mesmo, a gente fica feliz que as autoridades estejam aqui presentes, a gente agradece o trabalho do professor Paulo Florêncio que se dedicou a esse evento e estamos realmente muito contentes com esse trabalho de abertura da Semana da Pátria que é muito importante resgatar esse patriotismo que muitas vezes esta perdido em muitos de nós brasileiros”, destaca Evaldo.
Os alunos do Grêmio homenagearam o morador Josias Del Bianco de 47 anos, que mesmo sem receber ajuda do Poder Público, realizou um projeto de preservação e cuida de uma área as margens da ponte na avenida Mato Grosso, “e na oportunidade já o Grêmio vai estar homenageando o seu Josias um verdadeiro exemplo de cidadania com a relação com a urbanização que ele acabou executando próximo a ponte da Av. Mato Grosso, é destaque pelo o que ele disse sem ajuda de qualquer instituição pública ou privada e isso chamou a atenção do exemplo dele que é único para nós”, destaca o Coordenador Paulo Florêncio.
Para o morador Josias isto é um privilégio ter seu trabalho reconhecido, “a gente fica muito emocionado, para mim foi uma surpresa muito grande, o colégio JVC, quero agradecer todo o colégio, todos os alunos, por esse carinho especial que tem com a gente” agradece Josias.
Durante a semana o pessoal do TG irá até a escola todas as manhãs para hastear a bandeira, e no final da tarde para descerrá-la.