Breaking News

SECMA realiza palestra sobre queimadas e arborização urbana no Ceja de Alta Floresta

A Prefeitura de Alta Floresta por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SECMA) ministrou uma palestra no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Alta Floresta, sobre queimadas e arborização urbana, a atividade integra as ações de Educação Ambiental da pasta, no sentindo de conscientizar a população com temas voltados ao Meio Ambiente. A palestra atendeu uma solicitação da instituição de ensino como parte do currículo pedagógico.

O tema queimadas foi abordado por ser importante nesta época do ano, devido ao período de estiagem, principalmente para alertar a população sobre a campanha de prevenção e combate as queimadas urbanas. Em 2015, a campanha tem o slogan “Não deixe Alta Floresta desaparecer na fumaça!”, prossegue até o início do período de chuvas.

Segundo o fiscal ambiental da SECMA, Diony Moreno, as queimadas urbanas são proibidas durante o ano todo, além de ser crime ambiental. “Não orientamos a população a fazer queimadas com restos de folhas e galhos e lixos domésticos nos quintais e terrenos baldios”. Ele lembra que as denúncias podem ser feitas pelos telefones (66) 3512-3125 e 8417-3627. O plantão durante este período é das 07h às 20h, todos os dias. Após este horário a denúncia pode ser feita no próximo dia. “Mesmo que a denúncia ocorra no próximo dia, se chegarmos ao local e constamos que houve queimada, a atuação será feita, que neste caso é a multa”, explica.

Já o tema arborização urbana, foi abordado pela engenheira florestal, Gercilene Meira, que falou da importância da arborização no perímetro urbano da cidade, e destacou as vantagens como a diminuição da temperatura, melhora na qualidade do ar, sombra.  Foi explicado as espécies propicias para a região, detalhes de como dever ser feito o plantio, respeitando a legislação e o Código de Arborização conforme a lei 1.788/2009 e sua alteração 2.267/2015.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Aparecida Sicuto, o projeto Adote uma árvore, idealizado pelo Ceja e que será retomado é importante. “É uma forma de incentivar as pessoas com a necessidade de plantar árvores em áreas públicas e nos quintais de suas residências, a SECMA dará apoio no plantio das mudas, e indicará as espécies que melhor se adaptam a região”, completa Sicuto.

SAIBA MAIS – O Projeto Adote uma árvore, foi idealizado em 2008, esta sendo retomado e agora será chamado de Adote uma árvore por uma Alta Floresta mais Sustentável, por professores do Centro de Educação para Jovens e Adultos de Alta Floresta, a proposta é de arborizar a avenida principal do setor J, na época, a instituição funcionava neste setor. Naquele ano, foram plantadas árvores em toda extensão da rua J, porém, não houve acompanhamento e algumas árvores foram retiradas e outras acabaram não sobrevivendo.

Uma das idealizadoras do projeto, a professora Marisa Moreira Santos, explica que agora os alunos e professores vão fazer a mobilização com os moradores e o croqui de quantas árvores será necessário fazer o plantio.

Giselle Oliveira

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Meio Ambiente  

 

 

Check Also

Rebanho bovino de MT conta com 32,1 milhões de cabeças

Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juara são os municípios com o maior número …

Sema autoriza hidrelétrica a reduzir volume do reservatório

O empreendimento de Colider é responsável pelo resgate de ictiofauna, para evitar a mortandade de …

Sema e Polícia Militar realizam operação após denúncias de crimes ambientais em área de preservação em Novo Mundo

Fiscalização foi realizada a pedido da Promotoria de Justiça de Guarantã do Norte. Um suspeito …

Ministério aprova remodelar contrato para duplicar 163 de Sinop a Guarantã do Norte

?????????? O ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária …

Brasil reciclou 97,3% das latinhas de alumínio em 2024

Em dia de jogo no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, é comum perceber …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *