Breaking News

Realizado encontro Troca de Saberes com produtores do PRODAM

Assessoria de Comunicação – Projeto Olhos D’ Água da Amazônia

 

Trocar experiências e conhecimento, com esse objetivo aconteceu no último dia (23.07) o primeiro encontro Troca de Saberes com produtores rurais beneficiários do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, executado pela Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta, a atividade contempla a ação de fortalecimento das cadeias produtivas no município, com a implantação e manejo de vinte hortas orgânicas que irá atender produtores rurais com o sistema do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). O encontro foi realizado na propriedade do senhor Geraldo Dias, na Comunidade Cristalina.

 

A técnica utilizada é conhecida como mauch que é o plantio sobre lona, a principal vantagem desta técnica é o controle das plantas espontâneas, pois ela otimiza o tempo não permitindo o crescimento de plantas daninhas junto com a produção de cultivos, e isso é de extrema importância levando em conta a escassez da mão de obra no campo. “Esta técnica facilita a vida do trabalhador rural”, explica a engenheira agrônoma, Ivone Neves.

 

Conforme Ivone, essa é uma atividade que contribuiu para a ampliação da técnica em outras propriedades rurais, e uma oportunidade de disseminação de conhecimento junto aos demais produtores de hortas orgânicas. “Esse foi o primeiro encontro e esperamos tornar essa atividade constante no projeto Olhos D’ Água da Amazônia”, completa a engenheira.

 

Para a produtora rural Maria Aparecida Baccarri, essa troca de experiências é importante, assim conhecer algo que já é feito em outras propriedades e ver a possibilidade de fazer em nossa propriedade, declara.

 

O produtor rural senhor Geraldo Dias, é um dos beneficiados pelo PRODAM com a construção de hortas orgânicas em sua propriedade e já utilizou o kit de produtos formado por 01 caixa d’ água de 5.000 litros, 03 rolos de telas de galinheiro de 50 metros, 350 metros de fita gotejada, 100 metros de mangueira preta de polietileno, 64m² de lona plástica e lascas de madeira. Em breve a SECMA vai entregar madeiras para que os produtores possam dar prosseguimento à construção das hortas e do galinheiro.

 

Conforme o coordenador executivo do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, José Alesando Rodrigues, este momento é rico, pois propicia demostrar na prática o que cada agricultor tem de mais eficiente na condução de sua produção agrícola possibilitando assim uma formação continua entre produtores e técnicos do PRODAM.

 

O projeto PAIS é uma metodologia de produção de hortaliças, frutíferas e criação de pequenos animais com base agroecológicas, sem uso de agrotóxicos e não prejudicial ao Meio Ambiente.

Check Also

Justiça Eleitoral de Mato Grosso planeja mutirões de biometria em territórios indígenas

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso confirmou a realização de mutirões em territórios indígenas com …

Mostra Cultural de Artes é adiada pela Secretaria de Cultura e Juventude

A Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, informa que …

Cultura e Juventude realiza Mostra Cultural de Artes nos dias 17 e 18 de julho

O Teatro Municipal Agostinho Bizinoto será palco, nos dias 17 e 18 de julho, da …

Festival Gastronômico em Alta Floresta começa nesta quinta (10)

Começa nesta quinta-feira (10), na Praça do Avião, em Alta Floresta, a oitava edição do …

Paranaíta celebra 46 anos com grande festa e anúncio de investimentos estruturantes

O município de Paranaíta, celebrou neste domingo (29) seu aniversário de 46 anos de emancipação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *