Capa / Educação / Prefeitura de Paranaíta doa área para Fazenda Experimental do IFMT

Prefeitura de Paranaíta doa área para Fazenda Experimental do IFMT

Um marco histórico para a educação de Paranaíta. Na sexta-feira, o prefeito Tony Rufatto fez a doação ao Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT de uma área de 50 hectares para a instalação da “Fazendo Experimental do IFMT”, em ótima localização, na entrada da cidade, que deverá se transformar uma espécie de “cartão de visitas”, e que também marca a implantação dos primeiros cursos superiores no município . Já em 2016 o IFMT oferecerá os curso dezootecnia e técnico em agropecuária. “Hoje é um momento histórico, graças a Deus estamos trazendo pra o nosso município um Instituto Federal, que vai dar oportunidade para os nossos filhos de se formar aqui, sem precisar ter que ir para Alta Floresta ou cidades vizinhas. Eu me sinto orgulho de fazer parte dessa história como prefeito de Paranaíta, como gestor do município”, comemorou Tony Rufatto. “Paranaíta hoje vive um momento de glória e a história está sendo escrito pela educação de Paranaíta”, emendou.

A doação aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Paranaíta, que foi importante parceira no projeto. Desde o início das conversações para ter o IFMT em Paranaíta, a Casa de Leis atuou ao lado da administração. O vereador Rusdaell Barbosa lembrou das primeiras reuniões, em 2008 em Alta Floresta, onde ele e o prefeito Tony Rufatto fizeram a solicitação ao Reitor do IFMT José Bispo Barbosa, para a instalação da extensão em Paranaíta. “Fico feliz por estar fazendo parte desta história e isso é o começo de um grande projeto que vai trazer grande desenvolvimento para o nosso município”, disse elogiando a atitude do prefeito Tony Rufatto em estar aberto às parcerias. “Quando existe a parceria, tem beneficio para todas as áreas, isso vai levar grande parte de conhecimento para o nosso povo de Paranaíta e quem mais ganha, como esse momento histórico é o jovem, que é quem merece”, definiu.

José Bispo Barbosa, reitor da IFMT, também enalteceu a parceria firmada e chegou a prever a instalação, futuramente, de um campus para a cidade.  “O IFMT estará interiorizando a educação profissional e tecnológica, então, sempre que alguém nos procura e tem como fazer uma parceira nós vamos atender”, disse. “Nós queremos crescer aqui e quem sabe em breve nós poderemos transformar esse núcleo avançado aqui, em um Campus do Instituto aqui, nós estamos trabalhando pra isso”, explicou.

E de fato a instalação da fazenda Experimental do IFMT é um passo gigante, para o futuro da cidade, que segundo o secretário de educação, Assis Frizon, passa por investimentos nesta área. “Esse é um marco histórico, existe Paranaíta de antes e Paranaíta de depois, o IFMT vai fazer uma grande diferença não apenas para Paranaíta, mas para os municípiosdo redor, tenho certeza que Paranaíta será um importante centro educativo da região do norte de Mato Grosso”, afirmou.

O diretor do IFMT Júlio Cesar dos Santos,explicou que o instituto irá implantar na fazenda, os laboratórios e as áreas de experimento dos cursos de técnico em agropecuária e do curso de zootecnia, e anunciou processo seletivo, já para o segundo semestre deste ano onde se pretende contratar  os profissionais para atuarem na fazenda experimental. O IFMT pretende também iniciar o processo para a definição da empresa que irá construir a cerca em torno da área doada, guarita de acesso, portãoprincipal e os primeiros projetos dos laboratórios das estações, disse.

Nos próximos dias deve ser divulgado o edital do concurso público para a contratação de profissionais para trabalhar especificamente no IFMT em Paranaíta. Haverá vagas para engenheiro agrônomo, técnico em agropecuária, zootecnista e técnico em produção de alimentos e outros 11 professores que estarão ligados ao campus do IFMT de Alta Floresta

Importante pareceria neste momento histórico, a Colonizadora Indeco foi representada por Valter Oliveira Guedes, o conhecido Valtinho que fez um lembrete de que, o que aconteceu na sexta-feira, nada mais é do que a continuidade da vontade do colonizador Ariosto da Riva. “Eu tenho certeza que, de lá de cima, hoje ele está muito feliz, ele está vendo Paranaíta ser presenciado com um instituo de tamanha importância que é o IFMT e vai proporcionar uma qualidade de vida, que passa pela educação”, disse.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top