Capa / Em Destaque / CHTP presta contas das atividades realizadas em 2014

CHTP presta contas das atividades realizadas em 2014

DSC03774Com três das cinco turbinas aptas para gerar energia elétrica, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires promoveu no dia 23 de junho em Paranaíta (MT) e no dia 30 em Jacareacanga (PA), o 3º Seminário Anual de Divulgação dos Resultados para apresentar as ações realizadas pelo empreendedor, ao longo do ano de 2014, nos municípios de Paranaíta, Alta Floresta e Jacareacanga.

O Seminário iniciou com apresentação das etapas de construção da hidrelétrica, que é uma das maiores do país, com capacidade para gerar 1.820 MW de energia. Em seguida, os profissionais apontaram as atividades executas nos 44 programas ambientais que a CHTP desenvolve nos meios físico, biótico e socioeconômico, que englobam, entre outras ações, estudos sobre o ar, solo e água, resgate e catalogação de plantas e animais, além de pesquisas e investimentos compensatórios em áreas como segurança, saúde, educação e infraestrutura.

De acordo com o gerente Socioambiental da CHTP, Alysson Miranda, o empreendedor faz um balanço positivo das atividades executas. “Até agora, conseguimos cumprir todas as etapas dentro do cronograma estabelecido e já concluímos 98% da obra. Até setembro teremos as cinco turbinas prontas para gerar energia. Quanto aos programas socioambientais e obras compensatórias, estamos atendendo 100% do que foi acordado o que nos deixa orgulhosos, porque são ações que contribuem para o desenvolvimento da região, seja por meio de obras ou capacitações, consultorias, campanhas e pesquisas”, disse Miranda.

Durante o evento foi apresentado o Levantamento Demográfico por Amostragem Domiciliar, realizado em Paranaíta, no mês de julho de 2014, pela empresa Vetor Pesquisas, contratada pela CHTP. Além da estimativa populacional, o documento traz informações e estatísticas sobre as áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade, lazer e investimentos.

Em Jacareacanga a CHTP destacou os cursos e obras realizadas no município, como o curso de microscopista, a entrega do centro cirúrgico do hospital municipal com materiais e equipamentos, do posto de saúde e coleta da Comunidade Cabaçal, do novo ginásio poliesportivo entre outras ações.

Entre as informações apresentadas no Seminário, os participantes também puderam acompanhar, através de dados e fotografias, os trabalhos que resultaram no resgate, identificação e catalogação de 293.121 mil orquídeas e bromélias de 272 espécies/morfoespécies, 99 espécies de anfíbios, 88 espécies de répteis e 365 espécies de peixes, além do registro de 547 espécies de aves, 53 espécies de mamíferos terrestres e produção de 573.808 mil mudas de 271 espécies florestais nativas utilizadas em projetos de reflorestamento.

“O programa ambiental da empresa me chamou muito atenção, o modo de preservação, de cuidar dos animais, a preocupação com os peixes e com o lençol freático para não poluir, são coisas que considero muito importantes”, destacou o participante Ronaldo Matias, que assistiu as apresentações do Seminário em Paranaíta.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top