quinta-feira , julho 31 2025

Romoaldo pode ter sido induzido a erro por Riva

O deputado estadual Romoaldo Júnior (PMDB) afirma que a autorização para a Assembleia Legislativa realizar o pagamento de R$ 9 milhões ao advogado Joaquim Fábio Mielli Camargo foi embasada em parecer jurídico da Procuradoria da Casa. O peemedebista exercia a presidência do Legislativo entre 2013 e 2014, período no qual a transferência dos valores foi efetuada.

Em depoimento ao Ministério Público do Estado (MPE), ele afirmou que todas as negociaçoes foram “efetivamente travadas” pelo ex-deputado José Geraldo Riva (PSD), o que levou a juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal, a supor que Romoaldo tenha sido induzido ao erro por ação dos envolvidos no esquema, no qual são investigadas práticas de peculato, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Romoaldo substituiu José Riva, que estava afastado das funções administrativas à época, por determinação judicial. “É possível que o então Presidente da Assembléia Legislativa tenha sido induzido a erro pela ação dos demais”, diz a magistrada.

Riva foi preso nesta quarta-feira (1), em decorrência da Operação Ventríloquo, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), com base em delação premiada feita pelo próprio advogado Joaquim Mielli.

Romoaldo afirma que quando assumiu o cargo, o processo referente ao pagamento da dívida da Assembleia com o banco Bamerindus já estava na Casa. O antigo Banco Bamerindus, hoje HSBC, efetuou empréstimos para servidores da Assembleia na década de 90, mas os valores não foram transferidos ao banco pela Mesa Diretora, ainda sob o comando do ex-deputado José Riva.

Após o banco entrar na Justiça, Riva fechou um acordo e assumiu o pagamento devolvendo metade cerca de R$ 5 milhões. Os valores foram transferidos para contas determinadas por Riva. Na tentativa de legalizar as transações financeiras, teria usado contas bancárias de outras pessoas físicas e jurídicas para receber depósitos do advogado Joaquim Mielli. Segundo informações levantadas, factorings também teriam recebido depósitos em valores altíssimos.

Redação do GD

About Kariny Santos

Check Also

Exportações de carne de MT para os EUA despencam 73%

Exportações de carne bovina de Mato Grosso para os Estados Unidos despencam quase 73% entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *