Breaking News

Moradores do assentamento São Pedro recebem curso para produção de queijos

SONY DSCMoradoras das comunidades Nova União e Sombra da Manhã do assentamento São Pedro, em Paranaíta, participaram do curso de Derivados do Leite, módulo queijos, realizado de 15 a 19 de junho. A capacitação foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) em parceria com a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) e Sindicato Rural de Paranaíta.

O curso teve duração de 40 horas e as alunas aprenderam técnicas de higiene, tramites para aquisição do selo de qualidade, receitas e aulas práticas de fabricação de mussarela, queijo minas padrão e frescal, prato, ricota, queijos temperados, bebidas lácteas como achocolatado e iogurtes, entre outros produtos. A instrutora do Senar/MT, Edinéia Jesus Trindade, explica que, após o curso, as alunas estão preparadas tanto para produzir os produtos para consumo da família, quanto para inicializar o processo de comercialização em feiras e mercados. “É uma atividade onde elas podem ganhar mais dinheiro com a comercialização. Um produtor de Carlinda que participou do curso em 2013 já está colocando os produtos para vender nos mercados da região”, destacou a instrutora.

De acordo com a coordenadora de Socioeconomia da CHTP, Marcileny Miranda, o empreendimento participa da promoção de cursos que geralmente oferecem uma alternativa a mais de renda para as famílias com matérias-primas que elas já possuem nas propriedades rurais e que após beneficiadas podem se tornar produtos mais rentáveis.

A participante Vera Lúcia Pereira conta que a família vende cerca de 120 litros de leite por dia para um laticínio da região, mas para complementar a renda ela ainda produz requeijão e outros produtos que vende ali mesmo, no assentamento. “Agora com o curso aprendi um jeito mais fácil e melhor de fazer esses produtos e quero ampliar as vendas. Hoje o laticínio paga de 80 a 93 centavos o litro do leite, se a gente faz queijos e outros derivados consegue ganhar mais”, disse a produtora rural.

A mobilizadora do Senar, Andreia Kaspary, destaca que os cursos continuam durante todo o ano, de acordo com a necessidade de cada comunidade atendida. Para o mês de julho já está programado um curso de defumados.

O apoio aos cursos faz parte do Programa de Educação Ambiental promovido pela CHTP na região.

Check Also

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *