A Prefeitura Municipal de Alta Floresta por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SECMA) iniciou esta semana a instalação de lixeiras públicas sustentáveis/seletiva, da campanha “Cidade Limpa, Povo Civilizado”, o objetivo é conscientizar a população na separação dos resíduos. Durante toda a semana as lixeiras serão instaladas em órgão públicos, praças, escolas, unidades de saúde.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Aparecida Sicuto, serão instalados conjuntos de cento e quinze lixeiras, e o sucesso deste projeto esta ligado ao compromisso do cidadão, em não jogar resíduos sólidos e orgânicos nas vias públicas. “A implantação das lixeiras acontece justamente na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho, e é mais um mecanismo para promover e auxiliar na preservação do Meio Ambiente” destaca Sicuto.
Conforme a gestora as lixeiras estão sendo instaladas primeiramente em locais onde existe um grande fluxo de pessoas, como órgãos públicos e praças e em sequencia escolas da rede municipal e unidades de saúde. Em alguns locais da cidade, existem algumas lixeiras antigas que serão retiradas, a SECMA estuda a possibilidade de reformar as que estiverem em boas condições e reaproveitá-las em outros pontos da cidade.
É importante a população ficar atenta antes de depositar o lixo, as lixeiras são de cores de diferente, as de cor amarela são destinadas ao lixo seco como papelão, garrafas de refrigerante, água mineral, plásticos como sacolas, embalagens de material de limpeza, utensílios e talheres de plásticos, latas, dentre outros. Já o compartimento de cor azul é destinado ao lixo orgânico produzido em escolas, residências, empresas e pela natureza, como restos de alimentos (carnes, vegetais, sementes, cascas de ovos, dentre outros). As lixeiras são no formato oval 60cm de diâmetro com compartimentos – uma para resíduos sólidos (orgânicos) e outro para recicláveis, com pés de tubo de ferro. Essas seguem as especificações determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Fonte:
Giselle Oliveira
Assessoria de Imprensa – Secretaria de Meio Ambiente