Breaking News

Livro que conta a história do garimpo em Mato Grosso será lançado na próxima semana

IFMTSerá lançado na próxima segunda, 27, na sede do TEAF (Teatro Experimental), localizado na perimetral Rogério Silva, o livro “A história na fronteira Garimpo em Mato Grosso na segunda metade do século XX” que tem como objetivo ajudar a sociedade, a aprender e compreender mais da história e da formulação da sociedade Mato-grossense. Júlio César dos Santos,coordenador geral da IFMT de Alta Floresta é o autor da obra.
O livro procura abordar aspectos históricos que influenciaram na colonização do estado de Mato Grosso. “Na primeira parte do livro, se fala sobre a influência do garimpo no processo de ocupação de algumas áreas do Mato Grosso, e na segunda parte se trata das consequências no contexto social gerada pela atividade garimpeira nessas regiões do estado de Mato Grosso, focamos bastante nessa relação entre garimpeiros e colonos nas áreas de colonização, pegamos como exemplo o noroeste de MT a região de Juína e de Aripuanã, que foi uma região de intensa atividade garimpeira durante o final da década de 80, inicio da década de 90”, disse o escritor.
Outro ponto abordado no livro serão as consequências que garimpo trouxe para as áreas indígenas mato-grossenses, “nessa parte temos a participação da historiadora Anna Maria Ribeiro, o livro tem também a participação do Dr. João Carlos Barroso professor da UFMT em que traça um panorama geral dos garimpos no mato grosso desde o século XIII até o inicio do século XX”, explica.
Ao cumprir com seu objetivo, o autor disponibilizará para a sociedade matogrossense, uma gama de informações que terão o condão de melhorar a compreensão em torno da história e da formulação da sociedade matogrossense, “coisas que nunca foram escritas que foram frutos de algumas pesquisas realizadas durante o meu trabalho de mestrado, com a participação de outros professores, com informações novas e muito importantes, mas principalmente demonstrar como é que esse garimpo influencia no processo de ocupação do estado de Mato Grosso, e também como é que se estabelece esta relação entre, colonos e garimpeiros, e quais são as consequências sociais do garimpo, pra sociedade Mato-grossense, durante essa segunda metade do século XX”, finalizou.

Check Also

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *